Escola de Arquitetura da Crescent University / architectureRED

Escola de Arquitetura da Crescent University / architectureRED - Imagem 2 de 63Escola de Arquitetura da Crescent University / architectureRED - Imagem 3 de 63Escola de Arquitetura da Crescent University / architectureRED - Imagem 4 de 63Escola de Arquitetura da Crescent University / architectureRED - Imagem 5 de 63Escola de Arquitetura da Crescent University / architectureRED - Mais Imagens+ 58

Vandalur, Índia
  • Arquitetos Responsáveis: Biju Kuriakose, Kishore Panikkar
  • Equipe De Projeto: Biju Kuriakose, Kishore Panikkar, Kani Pandian, Yasir Azami, Gero Rajan, Jagadesh, Chandana Ramesh, Reshma Chandrashekar, Syed Munavar, Shashank Muralidharan
  • Clientes: Crescent University
  • Engenharia Estrutural: Somadev Nagesh Consultants
  • Paisagismo: architectureRED
  • Instalações: Air Treament Eng. (P)ltd.
  • Colaboradores : V.N.A Jalal, M.S Jagan, Shuja Ahmed, Jamal J
  • Cidade: Vandalur
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Escola de Arquitetura da Crescent University / architectureRED - Imagem 7 de 63
© Fazal Hussain, Lakshiminaraayanan, Smrithi M Kulkarni

Descrição enviada pela equipe de projeto. Distintamente identificável por seus terraços e fachada estriada em vermelho, a Crescent School of Architecture ocupa um lote relativamente pequeno do campus universitário de 60 acres, em Vandalur, Chennai. O programa do projeto previa espaços de estúdio, além de salas de aula e áreas de administração - que escolhemos aumentar com os espaços "não programados" necessários para o trabalho e a reunião coletivos. Isso permitiu explorar não apenas a natureza dos espaços encontrados em uma escola de arquitetura, mas também oferecer a possibilidade de informar o futuro programa pedagógico que ele poderia acomodar. Normalmente, uma escola abriga corredores sem fim, com salas dos dois lados. Os espaços que oferecem oportunidade para discussões e encontro casual são severamente limitados, o que, por sua vez, restringe seus usuários a seguir uma rotina sombria.

Escola de Arquitetura da Crescent University / architectureRED - Imagem 11 de 63
© Fazal Hussain, Lakshiminaraayanan, Smrithi M Kulkarni
Planta - Térreo
Escola de Arquitetura da Crescent University / architectureRED - Imagem 3 de 63
© Fazal Hussain, Lakshiminaraayanan, Smrithi M Kulkarni

Derrubar essa noção de criação de espaço convencional em uma instituição, substituindo-a por espaços que podem ter implicações pedagógicas transformadoras, torna-se imperativo neste projeto em que a criação coletiva é incentivada dentro do programa pedagógico da instituição, oferecendo explicitamente espaços que exigem aprendizado fora dos limites da sala de aula. Com um programa de natureza dupla, extrovertido e introvertido, qualquer escola de arquitetura exige espaços que permitam que seus usuários trabalhem de várias maneiras. A escola ideal deve permitir um programa aberto. Por meio de um método espacial não convencional, o projeto desta escola de arquitetura apresenta a seus usuários várias opções de habitação e uso.

Escola de Arquitetura da Crescent University / architectureRED - Imagem 18 de 63
© Fazal Hussain, Lakshiminaraayanan, Smrithi M Kulkarni

A extensão do térreo tornou-se importante no projeto devido ao limite de espaço do terreno. Optou-se por evitar a necessidade de uma passagem restrita e, em vez disso, optamos por maximizar a abertura da conexão do edifício ao chão - criando uma grande praça compartilhada que estende a estrutura urbana do campus universitário para a escola e flui através de uma área aberta até a borda da floresta reservada. Uma variedade de acessos é oferecida, incluindo acesso aberto, porém sombreado, ao primeiro andar. Em vez de simplesmente extrudar verticalmente um pátio, aqui o plano do solo é multiplicado, escalonado em cada nível e sobreposto.

Escola de Arquitetura da Crescent University / architectureRED - Imagem 14 de 63
© Fazal Hussain, Lakshiminaraayanan, Smrithi M Kulkarni
Diagrama - masterplan
Escola de Arquitetura da Crescent University / architectureRED - Imagem 27 de 63
© Fazal Hussain, Lakshiminaraayanan, Smrithi M Kulkarni

Assim, um "novo terreno" adicional é criado em todos os pisos do edifício - que se estende pela praça aberta elevada. Esse vazio contínuo e escalonado age como um pátio diagonal - oferecendo, neste caso, vistas emocionantes sobre a formação de paisagem em socalcos, além de se tornar o principal espaço congregacional e social da escola. Esses vazios - além de tornar a massa do edifício mais leve, também desempenham a importante tarefa de criar uma experiência "ao ar livre" - com o vento soprando, o sol atravessando os espaços durante o dia e os espaços sombreados conectados aos elementos e ao campus (onde o edifício se forma e a margem urbana) - com vistas da reserva florestal no lado oeste e do campus em direção ao leste e sul.

Escola de Arquitetura da Crescent University / architectureRED - Imagem 4 de 63
© Fazal Hussain, Lakshiminaraayanan, Smrithi M Kulkarni

Cada espaço de estúdio se abre para seu terraço de pé-direito duplo adjacente (sombreado pelos pisos pendentes) através de um conjunto de grandes portas dobráveis - oferecendo a possibilidade de espaços abertos de estúdio / oficina e ou espaços abertos de exibição e revisão - que podem ser vistos juntos na diagonal, durante dias especiais. Os estúdios de projeto que são colocados adjacentes um ao outro podem ser transformados em um grande espaço que hospeda classes ou estúdios compartilhados entre duas seções diferentes, evitando o isolamento completo. Cada estúdio também acomoda um mezanino que abriga sua respectiva sala de aula.

Escola de Arquitetura da Crescent University / architectureRED - Imagem 2 de 63
© Fazal Hussain, Lakshiminaraayanan, Smrithi M Kulkarni

Por fim, a Escola de Arquitetura tem como objetivo implantar uma metodologia espacial para sugerir possibilidades nas quais diferentes programas possam ser adaptados por meio de soluções e possibilidades inovadoras de infraestrutura e espaço. Com espaços abertos presentes em sua base que oferecem a possibilidade de intensa atividade, reunião e socialização, reforça-se uma forte conexão entre o prédio da escola e o campus. Essa conexão se infiltra na estrutura, aprimorando sua experiência, na esperança de dar à luz um novo sistema em que os usuários possam começar a assumir o controle e reconfigurar espaços que se adaptam às necessidades e demandas em constante mudança, voltados para seus próprios objetivos específicos e, portanto, os edifícios propõe uma arquitetura institucional sustentável que se adapte aos seus tempos.

Escola de Arquitetura da Crescent University / architectureRED - Imagem 9 de 63
© Fazal Hussain, Lakshiminaraayanan, Smrithi M Kulkarni
Corte
Escola de Arquitetura da Crescent University / architectureRED - Imagem 10 de 63
© Fazal Hussain, Lakshiminaraayanan, Smrithi M Kulkarni

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vandalur, Tamil Nadu 600048, Índia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola de Arquitetura da Crescent University / architectureRED" [School of Architecture, Crescent University / architectureRED] 13 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933688/escola-de-arquitetura-da-crescent-university-architecturered> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.