Centro logístico Mayoral moda infantil / SYSTEM

Centro logístico Mayoral moda infantil / SYSTEM - Imagem 2 de 31Centro logístico Mayoral moda infantil / SYSTEM - Imagem 3 de 31Centro logístico Mayoral moda infantil / SYSTEM - Imagem 4 de 31Centro logístico Mayoral moda infantil / SYSTEM - Imagem 5 de 31Centro logístico Mayoral moda infantil / SYSTEM - Mais Imagens+ 26

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  192395
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Assa Abloy, Caracola, Prosistemas, Schüco, Sika
  • Arquiteto Responsável: Rafael Urquiza Sánchez
  • Construção: SANDO
  • Engenharia: Santiago Pérez Vidal (Arquitecto de Proyecto), ARUP (Anteproyecto), Cemosa (Proyecto Ejecución)
  • Equipe: Alberto Urquiza Sánchez, Rafael Antonio Roa Hernández, Cayetana Núñez García, Miguel Ángel Porras Díaz, Jose Antonio González García, Jose Manuel Ruiz Soto, Blanca Gómez Gálvez, Alejandro González Rodríguez, Viviana Winkler Ojeda, Myriam Caballero Baena
Mais informaçõesMenos informações
Centro logístico Mayoral moda infantil / SYSTEM - Imagem 2 de 31
© Fernando Alda

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na reabilitação do complexo industrial têxtil de Intelhorce (1957-2004) para transformá-lo no novo centro logístico da empresa Mayoral Moda Infantil em Málaga. Para isso, o edifício antigo foi recuperado, preservando seu espetacular espaço interior e sua característica estrutura de concreto, ao mesmo tempo que um novo envelope é adicionado.

Centro logístico Mayoral moda infantil / SYSTEM - Imagem 7 de 31
© Fernando Alda
Centro logístico Mayoral moda infantil / SYSTEM - Imagem 18 de 31
Centro logístico Mayoral moda infantil / SYSTEM - Imagem 4 de 31
Cortesía de Rafael Urquiza

O desenho da nova fachada, formada por painéis dobrados de GRC, melhora a eficiência energética do edifício, ao mesmo tempo em que expressa o conceito dinâmico do "tecido" como material representativo da indústria têxtil à qual esse edifício sempre foi dedicado. Ao mesmo tempo, o restante do lote é preparado para a futura extensão da empresa, com um desempenho paisagístico sustentável.

Centro logístico Mayoral moda infantil / SYSTEM - Imagem 3 de 31
© Fernando Alda
Centro logístico Mayoral moda infantil / SYSTEM - Imagem 23 de 31
Centro logístico Mayoral moda infantil / SYSTEM - Imagem 6 de 31
© Fernando Alda

A reabilitação do edifício principal (Vázquez Molezún, Valdés. 1963) baseia-se em três objetivos fundamentais: a recuperação da estrutura existente como elemento principal do projeto, a melhoria da eficiência energética do edifício e sua adaptação ao novo uso e o desenvolvimento de uma nova fachada que represente a filosofia da empresa.

Centro logístico Mayoral moda infantil / SYSTEM - Imagem 14 de 31
© Pedro García

O principal desafio foi integrar esses três objetivos surgindo o partido do projeto: criar um sistema de proteção solar usando o conceito de "tecido" como a ideia principal da forma final: "Um vestido que protege o edifício do sol". Através dos maiores painéis de GRC fabricados na Espanha, uma nova fachada é gerada como uma “saia plissada” que reduz a radiação solar em 39%.

Centro logístico Mayoral moda infantil / SYSTEM - Imagem 9 de 31
© Fernando Alda

Para integrar as dobras da nova fachada ao edifício existente, as proporções de sua seção transversal foram usadas de tal maneira que a escala e a forma dos painéis nascem de um processo geométrico de modulação da estrutura existente, utilizando a inclinação dos dentes do edifício como a regra principal do sistema.

Centro logístico Mayoral moda infantil / SYSTEM - Imagem 12 de 31
© Fernando Alda

Quanto ao projeto das zonas de expansão, a ideia era deixar a terra preparada com uma solução paisagística de baixo custo para mais de 10 hectares, o que permite que essas áreas sejam futuramente ocupadas. Para isso, foram utilizados materiais reciclados da demolição dos diferentes prédios do complexo, os quais foram dispostos e organizados seguindo o desenho da estrutura do tecido de lã, criando assim um padrão decorativo que ordena as áreas externas.

Centro logístico Mayoral moda infantil / SYSTEM - Imagem 15 de 31
Cortesía de Rafael Urquiza

Todo o projeto foi realizado com base em estratégias bioclimáticas, nas quais o uso de diferentes ferramentas de simulação e análise digital foi crucial para alcançar as diferentes soluções formais e construtivas.

Centro logístico Mayoral moda infantil / SYSTEM - Imagem 13 de 31
© Pedro García

Entre os principais desafios de construção superados, além do reparo da estrutura original de concreto, está a fabricação e o comissionamento dos painéis GRC que foram utilizados para a fachada. Com mais de 13,5 m de altura, estão bem acima dos 7,5 m recomendados. No entanto, graças à sua forma dobrada que aumenta sua rigidez e o aumento da casca de GRC, sua viabilidade foi alcançada. Para a instalação no local, foi necessário o uso de uma ferramenta usada na indústria aeroespacial, dada a complexidade geométrica dos painéis, a inclinação e a variação do centro de gravidade dos mesmos.

Centro logístico Mayoral moda infantil / SYSTEM - Imagem 8 de 31
© Fernando Alda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Centro logístico Mayoral moda infantil / SYSTEM" [Centro logístico Mayoral moda infantil / System Arquitectura] 14 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933687/centro-logistico-mayoral-moda-infantil-system> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.