Centro de treinamento de canoagem / PSBA + INOONI

Centro de treinamento de canoagem / PSBA + INOONI - Imagem 2 de 27Centro de treinamento de canoagem / PSBA + INOONI - Imagem 3 de 27Centro de treinamento de canoagem / PSBA + INOONI - Imagem 4 de 27Centro de treinamento de canoagem / PSBA + INOONI - Imagem 5 de 27Centro de treinamento de canoagem / PSBA + INOONI - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: INOONI, PSBA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  770
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Bartosz Dworski
  • Arquiteto Responsável: Przemysław Sokołowski
  • Equipe De Projeto: Przemysław Sokołowski, Jakub Zygmunt, Martyna Lenart-Zygmunt
  • Clientes: Prefeitura de Augustów
  • Engenharia: PRO-DETAN s.c., LATUS Agata Zielińska, PROELMAR Marek Alf
  • Cidade: Augustów
  • País: Polônia
Mais informaçõesMenos informações
Centro de treinamento de canoagem / PSBA + INOONI - Imagem 3 de 27
© Bartosz Dworski

Introdução

Inaugurado em 2019, o Centro de Treinamento de Canoagem da pequena cidade de Augustów, no extremo nordeste da Polônia, é a culminação de um concurso de arquitetura realizado no ano de 2016. O resumo do concurso para o projeto do Centro de Treinamento incluía também um plano de requalificação da área pública adjacente ao local. A implantação do projeto está sendo realizado em etapas, sendo o Centro de Treinamento a primeira delas e a única já concluída. Assim que o novo plano estiver completo, a pequena cidade de Augustów contará com uma quadra poliesportiva, uma pista de atletismo, um playground infantil e uma série de espaços públicos de lazer acessíveis aos moradores e turistas que frequentam a cidade nos meses de verão.

Centro de treinamento de canoagem / PSBA + INOONI - Imagem 4 de 27
© Bartosz Dworski

Localização

O plano de requalificação urbana concebido pela equipe de arquitetos da PSBA + INOONI abrange toda a área central da cidade de Augustów, implantada na margem oeste do Rio Netta. O edifício do Centro de Treinamento – o ponto focal do projeto de reurbanização da área – está localizado em um cenário pitoresco, encaixado na curva do histórico Canal que banha o centro desta pequena cidade polonesa. Adjacente ao edifício, foram criadas uma série de áreas públicas de lazer, profusamente frequentadas pela população local e os turistas que visitam a cidade. 

Centro de treinamento de canoagem / PSBA + INOONI - Imagem 2 de 27
© Bartosz Dworski
Planta - térreo
Centro de treinamento de canoagem / PSBA + INOONI - Imagem 15 de 27
© Bartosz Dworski

Forma

O Centro de Esportes Aquáticos é composto por duas instalações principais: o centro de treinamento e um hangar para armazenamento das canoas. Formalmente, o edifício parece um triângulo, simulando a proa de uma canoa. A inclinação longitudinal da cobertura contempla um sentido bastante prático: ela permite que o pé direito seja maior na área de armazenagem, facilitando o manuseio dos barcos. Por sua vez, as paredes laterais inclinadas acabam por criar um espaço coberto protegido que avança sobre o terreno, marcando a entrada do edifício e enquadrando as vistas para o rio. Suas formas obtusas fazem com que o edifício se revele de diferentes formas a medida que nos deslocamos pelo terreno. O passeio termina na cobertura, junto a um deck de observação utilizado para melhor observar as condições do rio antes de entrar na água.

Centro de treinamento de canoagem / PSBA + INOONI - Imagem 9 de 27
© Bartosz Dworski

Função

O novo Centro de Canoagem de Augustów é muito mais que um simples centro de treinamento, ele funciona como um espaço de convívio para a comunidade local de atletas, além de contar com áreas para a realização de reuniões mais ou menos formais. De forma complementar, a estrutura foi concebida para acolher competições e eventos esportivos de nível regional e nacional. O edifício do Centro de Treinamento conta com uma estrutura completa de academia onde os atletas podem treinar em um ambiente moderno e com vistas para o rio; um setor de vestiários; uma sala multiuso para reuniões; um depósito de barcos e equipamentos além de um banheiro público. O hangar conta com duas plataformas para lançamento de barcos, um hack de armazenamento e uma área para guardar a lancha de suporte.

Centro de treinamento de canoagem / PSBA + INOONI - Imagem 8 de 27
© Bartosz Dworski
Corte
Centro de treinamento de canoagem / PSBA + INOONI - Imagem 22 de 27
© Bartosz Dworski

Acabamento

Externamente, o edifício foi revestido com tábuas de madeira de lariço siberiano. A disposição horizontal das pranchas de madeira enfatizam a forma dinâmica do edifício, o qual se revela como um barco ancorado às margens do rio e que encontra ressonância na paisagem construída através de suas cores e texturas. A cobertura foi concebida como um amplo teto jardim, desde onde é possível ter um panorama completo do centro da cidade de Augustów. Interiormente, por motivos de manutenção, todos os espaços seguem uma paleta minimalista de cores e materiais.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Augustów, Polônia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Escritório
Cita: "Centro de treinamento de canoagem / PSBA + INOONI" [Canoeing Training Base / PSBA + INOONI] 16 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933685/centro-de-treinamento-de-canoagem-psba-plus-inooni> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.