Casa Entreparotas / Di Frenna Arquitectos

Casa Entreparotas / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, JardimCasa Entreparotas / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, JardimCasa Entreparotas / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Jardim, AidoCasa Entreparotas / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, JardimCasa Entreparotas / Di Frenna Arquitectos - Mais Imagens+ 27

Colima, México
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  568
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lorena Darquea
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, AutoDesk, ESTEVEZ, Google, Grupo Arca, Helvex, Holcim, Hunter Douglas Perú, Lumion, Marmoletti /, Modul Studio, TRAMEVI, Tecnolite
  • Equipe: Matia Di Frenna Müller, Mariana De la Mora
  • Engenharia: Juan Guardado
  • Cidade: Colima
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa Entreparotas / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Concreto, Balcão
© Lorena Darquea

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Entreparotas é um projeto que permite aos seus habitantes viverem numa relação constante com a natureza, daí a premissa da escolha de um local que aumente a relevância da vegetação existente e de um pequeno córrego que percorre o terreno. Uma variedade de vegetação tropical, onde se destacam as parotas e figueiras, geram uma atmosfera de selva que tornou possível o conceito projetual.

Casa Entreparotas / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Jardim
© Lorena Darquea
Casa Entreparotas / Di Frenna Arquitectos - Imagem 31 de 32
Planta
Casa Entreparotas / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Jardim
© Lorena Darquea

Impressionantes volumes de concreto que entendem o relevo do local, foram moldados de forma ponderada, gerando uma série de rotas para circular a casa. Os percursos criados permitem sempre que a vegetação se mostre e que o usuário descubra a residência.

Casa Entreparotas / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Lorena Darquea
Casa Entreparotas / Di Frenna Arquitectos - Imagem 30 de 32
Planta
Casa Entreparotas / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Jardim, Aido
© Lorena Darquea

Os materiais selecionados jogam com uma gama de cores neutras e pedregosas que interpretam a essência de uma ruína perdida na selva, onde a arquitetura dá um passo atrás para elogiar o que acontece fora e, por sua vez, dignifica e acessa seus componentes para adquirir uma riqueza perceptível, à medida que envelhecem junto com o ambiente.

Casa Entreparotas / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Jardim
© Lorena Darquea
Casa Entreparotas / Di Frenna Arquitectos - Imagem 25 de 32
Elevação
Casa Entreparotas / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Escada, Madeira
© Lorena Darquea

Luz, ar e chuva são elementos que rodeiam continuamente o edifício, a perfuração dos grandes volumes com janelas do chão ao teto, dão a oportunidade aos pequenos jardins de atravessar e abraçar a casa ininterruptamente.

Casa Entreparotas / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Interiores, Madeira, Vidro
© Lorena Darquea
Casa Entreparotas / Di Frenna Arquitectos - Imagem 29 de 32
Corte
Casa Entreparotas / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira, Vidro
© Lorena Darquea

O piso inferior do projeto abriga o coração da residência; a sala de estar e jantar que se abre completamente com pé-direito duplo, que assimila a uma caixa de vidro que intersecta o eixo principal e esbate os limites entre o interior e o exterior, fornece luz natural aos espaços, que se conectam através de degraus que novamente apostam em rotas agradáveis, com o terraço.

Casa Entreparotas / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, Corrimão
© Lorena Darquea

Este último está separado do resto do programa, rodeado de corpos de água intercalados que proporcionam uma ligação mais estreita com o jardim e que também acomoda um ponto de vantagem que pode ser escalado através de uma escada para desfrutar da vista do horizonte.

O mais alto nível aloja as áreas mais privadas. Circulando pelas escadas que são colocadas no centro da casa para continuar com a ideia da importância da luz e da ligação direta ao contexto, acede-se a um corredor alongado cuja perspectiva se expande com o pé-direito duplo do térreo, que distribui os quartos.

Casa Entreparotas / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira, Vidro
© Lorena Darquea

A estrutura proposta resolveu a possibilidade de grandes cantilevers e espaços de parede livres que poderiam ser percebidos como completamente abertos para a fachada posterior. Assim foi escolhida uma estrutura mista de concreto e aço, que conseguiu homogeneidade com o trabalho artesanal de paredes de pedra e madeira de parota.

Casa Entreparotas / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Jardim
© Lorena Darquea

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Entreparotas / Di Frenna Arquitectos" [Casa Entreparotas / Di Frenna Arquitectos] 03 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933626/casa-entreparotas-di-frenna-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.