Spectris Innovation Centre / Studium

Spectris Innovation Centre / Studium - Fotografia de Interiores, Cadeira, VigaSpectris Innovation Centre / Studium - Fotografia de Interiores, Iluminação, Fachada, Cerca, CorrimãoSpectris Innovation Centre / Studium - Fotografia de InterioresSpectris Innovation Centre / Studium - Fotografia de ExteriorSpectris Innovation Centre / Studium - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: Studium
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  659
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ivo Tavares Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Archicad, CIN, Cinca, DELABIE, Efapel, Forbo Flooring Systems, GUIALMI, Investwood, JNF, Knauf, LUMITEK, MICROCRETE, Pedrali, Roca, Sika, Technal, Tromilux
  • Arquiteto Responsável: Sérgio Miguel Magalhães
  • Equipe De Projeto: Hugo Martins, Miguel Barbosa
  • Clientes: Detailsmind, HBM Fibersensing e HBK Porto
  • Consultores: Silêncio
  • Colaborador: Catarina Rodrigues e Tiago Nogueira
  • Cidade: Moreira
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Spectris Innovation Centre / Studium - Fotografia de Interiores
© Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O desenho das instalações Spectris Innovation Centre Porto apresentou-se como um exercício auto infligido. A falta de contexto referencial, provocada pela decisão de expansão de um dos corpos do edifício existente para um espaço de armazém anexo completamente inerte, foi o ponto de partida para o estudo da ocupação e edificado exterior, tanto quanto para o design e dinâmicas funcionais entre os múltiplos espaços de contacto de ambos os lotes.

A localização privilegiada junto ao aeroporto do Porto, metro e vias rápidas ajudou na decisão tomada de ocupar o edifício vizinho. O conjunto com cerca de 650 metros quadrados é caracterizado pela configuração em armazém de volumetria regular, rectangular, com o seu eixo longitudinal orientado nordeste-sudoeste e com nave central. A divisão é vertical e acontece em 02 pisos na zona dos antigos escritórios ( a norte ) e acedemos a um logradouro com cerca de 500 metros quadrados ( a sul ).

Spectris Innovation Centre / Studium - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga
© Ivo Tavares Studio
Planta
Spectris Innovation Centre / Studium - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga, Aço
© Ivo Tavares Studio

A entrada é a primeira unidade funcional que define a simbiose entre o passado e a inovação solicitado ao presente. Esta é a premissa onde o conceito criativo para o projeto se apoia, através de um programa ambicioso para a criação e distribuição de cerca de 60 postos de trabalho em open space, numa fusão entre áreas de reunião, zonas de trabalho em equipa, espaços individuais e o expectável tempo de descompressão e lazer. O open space central, articula assim a comunidade em espaços de reunião e de estar com os espaços de trabalho em equipa numa convergência de usos, funções e escalas inequívocas para residentes tanto quanto para o visitantes.

Spectris Innovation Centre / Studium - Fotografia de Interiores, Iluminação, Fachada, Cerca, Corrimão
© Ivo Tavares Studio

Os espaços de reunião acompanham esta escala em proporção e sobretudo na ocupação do espaço existente : partindo do auditório como elemento gerador de diferentes espaços ( em si e circundantes, próprios e até resultantes sobrantes ) os quais se aliam aos contentores confinantes e estruturantes ( agentes de controlo de acesso e limite ao piso superior ) e ainda como elemento estrutural para crescimento da equipa em piso superior suportado nestes pontos de apoio preliminares. A escala segue ainda na definição estaminal do espetro de uso com micro pontos de contacto onde podemos, individualmente ou em grupo, prolongar o espaço primário de performance.

Spectris Innovation Centre / Studium - Fotografia de Interiores, Janela
© Ivo Tavares Studio
Elevação e Corte
Spectris Innovation Centre / Studium - Fotografia de Interiores, Viga
© Ivo Tavares Studio

Performance máxima implica uma pausa, recuperação e por vezes o escape. A colocação da copa no espaço de logradouro propõe exatamente esse momento de meditação e contemplação, seja pela presença do coletivo ou do indivíduo, o espaço exterior é apropriado e no qual podemos livremente respirar. A ligação com o ginásio e a sala de jogos, justifica a atitude sustentável de conforto e bem estar nos espaços de escritório modernos, em complemento à condições individuais de cada posto de trabalho individual.

Spectris Innovation Centre / Studium - Fotografia de Interiores, Mesa
© Ivo Tavares Studio

Como elemento uniformizador de todo o espaço, o sistema original +system que por si só define áreas, funções e estados de espírito.

Spectris Innovation Centre / Studium - Fotografia de Exterior
© Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Vasconcelos Costa, Maia, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Spectris Innovation Centre / Studium" 11 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933530/spectris-innovation-centre-studium> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.