The Protagonist Café & Bar / Cumulus Studio

The Protagonist Café & Bar / Cumulus Studio - Imagem 2 de 20The Protagonist Café & Bar / Cumulus Studio - Imagem 3 de 20The Protagonist Café & Bar / Cumulus Studio - Imagem 4 de 20The Protagonist Café & Bar / Cumulus Studio - Imagem 5 de 20The Protagonist Café & Bar / Cumulus Studio - Mais Imagens+ 15

Melbourne, Austrália
  • Arquitetos: Cumulus Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  90
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Sean Fennessy
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Kaynemaile
  • Arquitetos Responsáveis: Cumulus Studio (Keith Westbrook, Rosella Sciurti & Jet O’Rourke)
  • Equipe De Projeto: Cumulus Studio (Keith Westbrook, Rosella Sciurti & Jet O’Rourke)
  • Clientes: Arts Centre Melbourne
  • Engenharia Estrutural: Argall
  • Engenharia : Erbas
  • Assessoria Patrimônio: Trethowan
  • Gráfico: The Assembly
  • Planejamento: Ethos Urban
  • Construção: Primebuild
  • Cidade: Melbourne
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
The Protagonist Café & Bar / Cumulus Studio - Imagem 9 de 20
© Sean Fennessy

"The Protagonist" é o resultado de um concurso de projeto do Arts Centre Melbourne em 2018 que desafiou uma seleção com curadoria de estúdios de arquitetura para projetar um lar único e memorável para o café existente no Arts Centre Melbourne.

The Protagonist Café & Bar / Cumulus Studio - Imagem 15 de 20
© Sean Fennessy

Ele cria uma oportunidade para o teatro ter uma presença na rua, envolvendo-se com o público que passa e criando uma nova experiência relacionada à marca Arts Centre Melbourne. Em primeiro lugar, o projeto reproduz o elemento universalmente entendido da cortina do teatro como um dispositivo para significar "aberto" e "fechado". De manhã, a cortina é elevada para a forma desejada (totalmente aberta no verão, parcialmente fechada para eventos particulares) e é um símbolo visível e acolhedor sendo visto desde longe. À noite, as cortinas são abaixadas e trancadas para criar um volume seguro. A cortina baixa cria um véu que pode ser usado para projeção de arte, marketing e propaganda dos próximos eventos do ACM fortalecido com a iluminação ativa do recinto à noite. Além das referências em forma, essas tecnologias de projeção contemporâneas permitem que a nova estrutura leve literalmente o teatro às ruas.

The Protagonist Café & Bar / Cumulus Studio - Imagem 6 de 20
© Sean Fennessy
Planta
The Protagonist Café & Bar / Cumulus Studio - Imagem 11 de 20
© Sean Fennessy

Embora a cor da cortina em bronze seja uma referência direta à torre do Arts Centre Melbourne, o material em si é algo menos familiar. Kaynemaile, uma malha de policarbonato, é um produto seguro, resistente ao fogo e aos raios UV, originalmente desenvolvido como malha para o figurino do filme Senhor dos Anéis. A tela de bronze fornece proteção contra intempéries para o café, recebe luz no interior e permite o fluxo de ar natural, enquanto cria uma forma singular e coesa que oculta discretamente os serviços internos.

The Protagonist Café & Bar / Cumulus Studio - Imagem 3 de 20
© Sean Fennessy
The Protagonist Café & Bar / Cumulus Studio - Imagem 4 de 20
© Sean Fennessy

Sob a cortina kaynemaile, há uma bancada de aço inoxidável polido, usada para refletir a pavimentação de estradas de St Kilda e reduzir o impacto visual desta nova adição ao distrito de artes de Melbourne.

The Protagonist Café & Bar / Cumulus Studio - Imagem 14 de 20
© Sean Fennessy

A estrutura do telhado usa a grade dos palcos do teatro para criar uma abordagem divertida e flexível que permite um arranjo ilimitado. Aquecedores, luzes, alto-falantes, projetores, sinalização etc. podem ser posicionados e ajustados ao longo do tempo para serem mais práticos. As barras de iluminação também permitem que o espaço seja usado para eventos e se ajustam perfeitamente às mudanças sazonais da luz do dia.

The Protagonist Café & Bar / Cumulus Studio - Imagem 5 de 20
© Sean Fennessy
Corte
The Protagonist Café & Bar / Cumulus Studio - Imagem 2 de 20
© Sean Fennessy

Ao analisar o contexto arquitetônico monumental, criamos uma única declaração que responde, embora seja de uma escala completamente diferente, aos arredores. Ao fazer isso, o projeto adota uma abordagem de arquitetura semelhante aos edifícios adjacentes, cada um dos quais com um elemento de aterramento sólido complementado por um gesto escultural ou de grande fachada (arco NGV, pináculo ACM, etc.). Enquanto a forma responde à escala do contexto, a materialidade expressa uma leveza que reflete sua natureza temporária e contrasta com a pesada alvenaria dos prédios públicos permanentes.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Melbourne Victoria, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "The Protagonist Café & Bar / Cumulus Studio" [The Protagonist Café & Bar / Cumulus Studio] 22 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933472/the-protagonist-cafe-and-bar-cumulus-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.