Residência E / Gabriel Montañés Arquitecto

Residência E / Gabriel Montañés Arquitecto - Imagem 2 de 24Residência E / Gabriel Montañés Arquitecto - Imagem 3 de 24Residência E / Gabriel Montañés Arquitecto - Imagem 4 de 24Residência E / Gabriel Montañés Arquitecto - Imagem 5 de 24Residência E / Gabriel Montañés Arquitecto - Mais Imagens+ 19

Menorca, Espanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  617
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DuPont, Dornbracht, -, Francisco Gomila, GRAPHISOFT, Home of horizon, ICONICO, Ketall, Kevin Reily, María Flora, Perennials, Piscinas Menorca, Shuterland, Tot Inox
Mais informaçõesMenos informações
Residência E / Gabriel Montañés Arquitecto - Imagem 5 de 24
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse projeto chega até nós na forma de um concurso. O conceito principal permaneceu inalterado desde então. Propusemos uma casa contida em duas lajes mínimas cuja relação é radical: 42m de comprimento x 3m de altura. Duas unidades habitacionais no mesmo nível e separadas por um pátio cuja principal função é gerar correntes de vento quente.

Residência E / Gabriel Montañés Arquitecto - Imagem 2 de 24
© Adrià Goula

Em relação às dimensões do terreno, os 42 metros de fachada reta nos permitem distribuir todo o programa principal voltado para o sul, deixando serviços com aberturas mínimas no lado norte. A distribuição do programa permite flexibilizar os usos da residência, podendo segregar a casa principal da casa de hóspedes com o pátio como um elo. Para evitar a superexposição da casa no ambiente, o nível principal foi rebaixado e uma laje de cobertura inclinada de concreto foi criada com uma seção variável no eixo norte-sul.

Residência E / Gabriel Montañés Arquitecto - Imagem 4 de 24
© Adrià Goula
Residência E / Gabriel Montañés Arquitecto - Imagem 22 de 24
Planta - térreo
Residência E / Gabriel Montañés Arquitecto - Imagem 3 de 24
© Adrià Goula

Em um nível ainda mais baixo, foi projetada a piscina que exerce um limite de calçada com o jardim que, por sua vez, se torna progressivamente uma paisagem mediterrânea com consumo nulo de água. Toda a água que cai no telhado é recuperada, acumulando-se em uma cisterna de 40 toneladas, localizada no nível do grande subsolo que ocupa 50% da edificação e que é acessada por uma rampa subsequente.

Residência E / Gabriel Montañés Arquitecto - Imagem 8 de 24
© Adrià Goula
Residência E / Gabriel Montañés Arquitecto - Imagem 24 de 24
Corte
Residência E / Gabriel Montañés Arquitecto - Imagem 14 de 24
© Adrià Goula

Branco, concreto, treliças de madeira e vidro desenham as fachadas no térreo, enquanto a parede seca é o protagonista quando cruzamos o limite do nível do térreo. A tecnologia atual em termos de compartimentos nos permite a ambivalência de esconder todo o vidro atrás das paredes quando a casa está em uso e, por outro lado, ser capaz de fechá-la usando persianas de correr quando desejado.

Residência E / Gabriel Montañés Arquitecto - Imagem 17 de 24
© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência E / Gabriel Montañés Arquitecto" [Casa E / Gabriel Montañés Arquitecto] 06 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933449/residencia-e-gabriel-montanes-arquitecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.