Casa Villa Cerro Corá / ArquitecTava + Grupo Culata Jovai

Casa Villa Cerro Corá / ArquitecTava + Grupo Culata Jovai - Imagem 2 de 20Casa Villa Cerro Corá / ArquitecTava + Grupo Culata Jovai - Imagem 3 de 20Casa Villa Cerro Corá / ArquitecTava + Grupo Culata Jovai - Imagem 4 de 20Casa Villa Cerro Corá / ArquitecTava + Grupo Culata Jovai - Imagem 5 de 20Casa Villa Cerro Corá / ArquitecTava + Grupo Culata Jovai - Mais Imagens+ 15

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  144
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Leonardo Méndez
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Edelio, Higinio, Japepó, Milciades, Trimble Navigation, Vectorworks
  • Autor: Keiji Ishibashi
  • Equipe De Projeto: Giselle Montanholi, Kevin Estepa, Mauricio Amarilla
  • Direção E Construção: Miguel Ángel González Merlo, Emmerick Braun
  • Paisagismo: Giselle Montanholi - Sitio Paisajismo
  • Cidade: Assunção
  • País: Paraguai
Mais informaçõesMenos informações
Casa Villa Cerro Corá / ArquitecTava + Grupo Culata Jovai - Imagem 13 de 20
© Leonardo Méndez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para entender a essência da preexistência, nos baseamos em sua história narrada pelos antigos usuários, tentando fazer com que a proposta fosse como um passo seguinte na evolução desta pequena casa localizada próxima ao centro de Assunção em um terreno de apenas 6 metros de largura.

Casa Villa Cerro Corá / ArquitecTava + Grupo Culata Jovai - Imagem 2 de 20
© Leonardo Méndez
Casa Villa Cerro Corá / ArquitecTava + Grupo Culata Jovai - Imagem 3 de 20
© Leonardo Méndez

A construção original é aproximadamente de 1930, no contexto suburbano, quase rural, da Assunção daquela época, com um único dormitório, um banheiro, uma sala e um pequeno saguão onde se encontra o fogão a lenha; na década de 1940 a casa recebeu mais dois dormitórios, esticando linearmente a construção no terreno estreito; já no início da década de 1990, se agrega ao fundo uma cozinha moderna, configurando a tipologia de "casa linguiça", mas com a peculiaridade relativa à estreiteza do lote, que fez com que a casa não tivesse uma galeria, mas espaços adjacentes com saída para o exterior e consequentemente expostas às intempéries, o que culminou com o fato de que em 2014, quando foi desocupado, o edifício estava em um avançado estado de deterioração, já inabitável.

Casa Villa Cerro Corá / ArquitecTava + Grupo Culata Jovai - Imagem 9 de 20
© Leonardo Méndez

Apesar das patologias e deficiências funcionais que conseguimos encontrar, procuramos manter a essência da tipologia e consolidá-la, ao mesmo tempo que mantivemos o edifício como um produto imobiliário em uma área que hoje é de média-alta densidade, com as universidades e instituições públicas à sua volta. Para isso, optamos por criar uma galeria na casa e construir um apartamento para estudantes no pavimento superior, tudo isso sem comprometer as antigas fundações por meio de um volume separado da casa e com estrutura independente; flutuando sobre ela, gerando a galeria de uma forma que permite a entrada de luz no térreo a partir de vários ângulos, assim como a ventilação por convexão.

Casa Villa Cerro Corá / ArquitecTava + Grupo Culata Jovai - Imagem 8 de 20
© Leonardo Méndez
Planta - Térreo
Planta - Superior
Casa Villa Cerro Corá / ArquitecTava + Grupo Culata Jovai - Imagem 11 de 20
© Leonardo Méndez

O térreo foi mantido quase totalmente, reutilizando os materiais e com melhorias na distribuição espacial que permitiram colocar a casa no mercado sem perder a sua essência e mostrando as cicatrizes das ampliações ao longo dos anos, legíveis na diferença de tamanho dos seus tijolos. A coleta de água da chuva para irrigação e limpeza também foi incorporada com a adaptação de alguns kambuchi (coletores de cerâmica), elementos tradicionais do artesanato paraguaio que se harmonizam com o aspecto plástico da construção e proporcionam um toque de sustentabilidade. Além de todos os tijolos antigos que se tornaram paredes novas, os azulejos se transformaram em um jardim vertical na fachada, os tirantes se tornaram lintéis e portas antigas foram transformadas em escrivaninhas. Tudo apostando na evolução antes da tabula rasa de uma demolição.

Casa Villa Cerro Corá / ArquitecTava + Grupo Culata Jovai - Imagem 12 de 20
© Leonardo Méndez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Villa Cerro Corá / ArquitecTava + Grupo Culata Jovai" [Casa villa cerro Corá / ArquitecTava + Grupo Culata Jovai] 10 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933446/casa-villa-cerro-cora-arquitectava-plus-grupo-culata-jovai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.