Rio de Janeiro convida todos a fazerem parte do Rio Capital Mundial da Arquitetura Unesco.UIA

O Rio de Janeiro está convidando todos a fazerem parte do calendário oficial de 2020, quando a cidade é a primeira Capital Mundial da Arquitetura Unesco.UIA e sede do 27° Congresso Mundial de Arquitetos. A Prefeitura publicou no Diário Oficial do Município um chamamento público (número 02/2019) abrindo espaço para que instituições e produtores culturais do Brasil e do exterior apresentem propostas de eventos ligados à arquitetura, ao patrimônio cultural, ao paisagismo, à gestão urbana ou à discussão sobre as cidades do futuro.

– A titulação inédita recebida da UNESCO e da União Internacional de Arquitetos (UIA) nos dá a oportunidade de debater todos os temas ligados às cidades, seu passado e seu futuro, e o impacto no cotidiano da população. Convidamos todos a participarem deste calendário nos enviando propostas de eventos, que podem ser exposições, seminários, oficinas, visitas guiadas, atividades educativas, exibição de filmes, intervenções temporárias em espaços públicos, premiações. Todos serão analisados pelo Subcomitê de Programação, em um procedimento muito simples, acessível através do nosso site e das instituições parceiras – disse Valéria Hazan, diretora executiva do Comitê Organizador Rio 2020

As inscrições podem ser feitas através deste formulário. Os projetos aprovados receberão apoio institucional, com direito a usar as logomarcas da Rio 2020 e do Congresso Mundial de Arquitetos, além de uma carta de apoio. Com ela, o produtor poderá buscar viabilizar sua iniciativa. O objetivo é que o calendário oficial de 2020 inclua iniciativas de todo o mundo, tanto das instituições que tradicionalmente atuam na área como de produtores culturais independentes. É um ano inteiro de atividades já iniciadas, cujo principal evento será o 27° Congresso Mundial de Arquitetos que deverá reunir em julho cerca de 15 mil profissionais.

O calendário Rio 2020, que começou oficialmente com a festa de Réveillon na Praia de Copacabana, já oferece aos cariocas e turistas uma série de oportunidades culturais. Diversos eventos como a exposição sobre o centenário do arquiteto e urbanista Sergio Bernardes no Museu de Belas Artes, as comemorações pelos 100 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e os encontros presenciais, para elaboração de desenhos de paisagens urbanas selecionadas, promovidos pelo grupo Urban Sketchers.
Para envolver toda a população, a Secretaria Municipal de Cultura já iniciou a capacitação de produtores culturais independentes nas zonas Norte e Oeste, nas Lonas Culturais e nas Arenas Cariocas. Serão feitas apresentações sobre o título inédito concedido pela Unesco e pela União Internacional dos Arquitetos.

– Em 2020, a cidade é a primeira Capital Mundial da Arquitetura e, com isso, atrai olhares de todo o mundo e maior visibilidade para os projetos associados. Essa convocação vai contribuir para a geração de empregos e movimentar a economia criativa. Convido todos os produtores culturais a participar do chamamento do Rio 2020 Capital Mundial da Arquitetura Unesco.UIA– afirmou o secretário municipal de Cultura, Adolfo Konder.

RIO CAPITAL MUNDIAL DA ARQUITETURA

O Rio de Janeiro é a primeira Capital Mundial da Arquitetura Unesco.UIA, título inédito conquistado pela Prefeitura do Rio e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e pela União Internacional dos Arquitetos (UIA). Ao longo de todo o ano de 2020, a cidade sediará uma série de eventos, entre eles o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, exposições e concursos públicos. Além de mostrar para o mundo a riqueza arquitetônica do Rio, esta titulação é também uma oportunidade de reflexão sobre o futuro, de planejar o que se quer para as cidades de todo o mundo.

UIA 2020 RIO

Com o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21” e expectativa de público de 20 mil profissionais da área, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos vai transformar o Rio no epicentro do debate sobre o futuro das cidades do mundo. Promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) e com a organização do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o evento convida especialistas e entusiastas de cidades mais dinâmicas, justas e sustentáveis a debater soluções entre os dias 19 e 23 de julho de 2020. O Congresso conta ainda com eventos preparatórios e paralelos, como exposições, seminários e workshops, que acontecem por todo o país.

  • Título

    Rio de Janeiro convida todos a fazerem parte do Rio Capital Mundial da Arquitetura Unesco.UIA
  • Tipo

    Envio de propostas
  • Organizadores

  • Prazo de inscrição

    30 de Novembro de 2020 02:46 PM
  • Prazo para envio

    30 de Novembro de 2020 02:46 PM
  • Onde

    Cidade do Rio de Janeiro
  • Preço

    Grátis

Se você deseja enviar um concurso ou outro tipo de chamada, por favor use este formulário. As opiniões expressas nesta sessão de oportunidades não refletem necessariamente o ponto de vista do ArchDaily.

Cita: "Rio de Janeiro convida todos a fazerem parte do Rio Capital Mundial da Arquitetura Unesco.UIA" 07 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933311/rio-de-janeiro-convida-todos-a-fazerem-parte-do-rio-capital-mundial-da-arquitetura-unescia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.