Casa Quincho / Estudio VA arquitectos

Casa Quincho / Estudio VA arquitectos - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Quincho / Estudio VA arquitectos - Fotografia de Interiores, Madeira, VidroCasa Quincho / Estudio VA arquitectos - Fotografia de Interiores, CozinhaCasa Quincho / Estudio VA arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, ConcretoCasa Quincho / Estudio VA arquitectos - Mais Imagens+ 20

Gonnet, Argentina
  • Arquitetos Responsáveis: Federico Abadie, Pablo Vicente Prieto
  • Cidade: Gonnet
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa Quincho / Estudio VA arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Luis Barandiaran

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa de final de semana foi desenvolvida em um loteamento em Gonnet, com a particularidade de localizar-se em um terreno (de 11,7 por 24 metros) que dá para uma avenida externa e para uma rua interna de um bairro fechado. A encomenda tinha como ponto de partida criar uma grande churrasqueira como espaço de reunião principal, além de um grande ambiente que contemplasse um espaço no pavimento superior que pudesse funcionar ocasionalmente como dormitório.

Casa Quincho / Estudio VA arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Luis Barandiaran
Planta - Térreo

A partir da premissa de bloquear o acesso pela rua externa e conformá-lo desde o interior do bairro, propôs-se um volume retangular simples ao longo do lote, buscando a melhor orientação e as melhores visuais. Se desenvolveu um grande ambiente no térreo, que pode se adaptar a diversos usos, deixando o dormitório no pavimento superior, mas vinculando-o com o ambiente principal e o exterior da residência. Buscou-se maximizar o espaço a partir do pé-direito duplo que abarca parte do espaço interno principal, assim como a parte semi-coberta da churrasqueira, intensificando a relação interior-exterior.

Casa Quincho / Estudio VA arquitectos - Fotografia de Interiores, Madeira, Vidro
© Luis Barandiaran

Um volume simples flutuantes envolto por uma carcaça que se adapta a cada espaço para fechá-lo totalmente ou apenas contê-lo, permitindo um jogo a partir da entrada de luz.

Casa Quincho / Estudio VA arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Luis Barandiaran

A partir de planos, gera-se uma galeria semi-coberta que funciona como transição entre o interior e o exterior, gerando um espaço de circulação e contemplação que flutua sobre a área verde e a piscina.

Casa Quincho / Estudio VA arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, Cadeira
© Luis Barandiaran
Corte
Casa Quincho / Estudio VA arquitectos - Fotografia de Interiores
© Luis Barandiaran

Diferenciamos os volumes simples a partir da exposição crua dos materiais. O concreto, a madeira, o ferro e a essência do tijolo comum, adaptam-se a esta nova expressividade. Nos parecia importante acentuar a expressividade da carcaça e nos deparamos com a difícil tarefa de decidir sua materialidade, sua forma, sua textura e sua cor. Por não querer resignar nenhuma virtude dos materiais, pensamos em fundir a textura do concreto com a temperatura do tijolo comum. Buscamos encaixar o calor da cor terracota na grelha e as formas que nos fornecem os blocos de concreto, sua proporção de cheios e vazios, e seu jogo com a passagem da luz. Pensamos em fundir para somar. Somar virtudes para concretizar a busca por uma nova expressividade própria.

Casa Quincho / Estudio VA arquitectos - Fotografia de Exterior
© Luis Barandiaran

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Quincho / Estudio VA arquitectos" [Casa quincho / Estudio VA arquitectos] 19 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/932897/casa-quincho-estudio-va-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.