Residência Vertical / Miró Rivera Architects

Residência Vertical / Miró Rivera Architects - Imagem 2 de 37Residência Vertical / Miró Rivera Architects - Imagem 3 de 37Residência Vertical / Miró Rivera Architects - Imagem 4 de 37Residência Vertical / Miró Rivera Architects - Imagem 5 de 37Residência Vertical / Miró Rivera Architects - Mais Imagens+ 32

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  745
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Paul Finkel
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lutron, Atlas Schindler, Bulthaup, Conwed, Hope's Windows, Iris Lighting, Poliform, SONOS, TopAkustik, U-line
Residência Vertical / Miró Rivera Architects - Imagem 4 de 37
© Paul Finkel

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um dos poucos lotes restantes em Dallas, alto o suficiente para apreciar a vista do horizonte da cidade, essa residência de cinco pavimentos ergue-se drasticamente acima das copas das árvores para capturar vistas dos jardins circundantes e do horizonte. Caracterizada por linhas limpas, paredes de vidro e brises esculturais, esta casa de grandes detalhes oferece um contraponto intrigante ao ambiente tropical do seu entorno arborizado.

Residência Vertical / Miró Rivera Architects - Imagem 7 de 37
© Paul Finkel

O cliente, um ávido colecionador de plantas exóticas, queria uma casa que não apenas maximizasse as vistas do local, mas também mantivesse a privacidade em relação às propriedades vizinhas. Em resposta, a casa foi concebida como dois volumes interligados e contrastantes: metade é transparente e orientada para a vista dos jardins, enquanto a outra metade é sólida e orientada para proporcionar privacidade aos espaços interiores. Cada andar contém uma parte específica do programa, com mais espaços públicos localizados no lado transparente da estrutura e vice-versa.

Residência Vertical / Miró Rivera Architects - Imagem 15 de 37
© Paul Finkel

Começando no nível mais baixo, duas paredes externas de 18 metros de altura surgem nos dois lados da casa. A verticalidade das paredes, combinada com o volume compacto da estrutura, acentua a esbeltez e a altura da casa. As paredes, que consistem em seções de aço tubular oco 6x2 espaçadas seis polegadas em relação ao eixo, fornecem o suporte estrutural primário para as placas de piso, que consistem em elementos largos espaçados convencionalmente emoldurados por canaletas de aço em todos os lados. Uma série de chapas de aço de ¾ "transfere a carga de cada piso para a parede externa, que é deslocada da estrutura para obter um efeito flutuante no interior. Por um lado, as janelas de vidro embutidas do piso ao teto criam a impressão de um volume alto e transparente, ladeado por uma treliça delicada, com tubos de aço verticais também servindo como proteção solar para as exposições leste e oeste. No sentido oposto, os grandes blocos de calcário de Leuders criam um efeito contrastante, proporcionando sombra e isolamento. As pequenas janelas embutidas reforçam a sensação de peso e compartimento, ao mesmo tempo em que proporcionam recuos com uma linha de sombra pronunciada.

Corte

O primeiro andar da residência é parcialmente enterrado no local e é acessado através de uma entrada em forma de espiral esculpida em calcário. Começando na rua, onde há uma pequena ponte para pedestres, seguindo a abordagem dramática ao longo da estrada que, por sua vez, permite uma experiência quase subterrânea da cobertura paisagística acima. A entrada da garagem termina em um pequeno estacionamento e o primeiro andar da casa contém uma garagem (com um lado formado pelo muro), além de depósito e lavanderia.

Residência Vertical / Miró Rivera Architects - Imagem 20 de 37
© Paul Finkel

A entrada principal da casa está localizada no segundo pavimento (nível natural). Os visitantes estacionam em um local separado e seguem um caminho através de jardins que apresentam flora nativa e exótica, antes de atravessar o pátio subterrâneo por uma passarela de aço exposta com grades de vidro. Uma varanda em balanço - sua parte inferior com acabamento em madeira Ipê - é projetada a partir do dormitório principal no terceiro andar para definir a entrada. O quarto de hóspedes nesse nível aproveita as janelas do chão ao teto, enquanto a lavanderia e o banheiro estão localizados na parte mais opaca. Vale a pena notar o chuveiro, que inclui uma porta externa que se abre diretamente a um pequeno aviário fechado por um toldo de malha fina no topo.

Residência Vertical / Miró Rivera Architects - Imagem 10 de 37
Cortesia de Miró Rivera Architects

Movendo-se verticalmente pela casa a partir da entrada, cada ambiente principal é imediatamente acessível desde a escada de vidro fechada (que reflete um dos principais requisitos do cliente). As vistas da paisagem e do horizonte tornam-se cada vez mais impressionantes à medida que o solo abaixo recua, e uma sensação palpável de suspensão toma conta. O terceiro andar abriga a suíte master, enquanto no quarto andar a sala parece pairar no ar, sensação reforçada por uma lareira feita de chapa de aço inoxidável que parece flutuar na frente das janelas. A paleta de materiais em todo o interior consiste em paredes brancas e pisos de concreto polido com uma parede contínua de mármore Carrara até a altura da escada que conecta todos os pavimentos.

Residência Vertical / Miró Rivera Architects - Imagem 5 de 37
© Paul Finkel

A progressão termina em um acolhedor terraço ao ar livre que oferece vistas de 360 graus de tirar o fôlego. Uma claraboia mecânica fornece acesso a partir do interior, e o terraço é protegido do sol da tarde por uma extensão da parede, que gira 90 graus para formar uma pérgola arejada. A água da chuva capturada no telhado complementa a irrigação da paisagem circundante.

Residência Vertical / Miró Rivera Architects - Imagem 3 de 37
Cortesia de Miró Rivera Architects

Uma edícula para a piscina localizada no lado norte da propriedade, com entrada própria e pátio de estacionamento, possui academia e quarto de hóspedes. Uma treliça de aço tubular ecoa o design da casa principal, neste caso assumindo a forma de um pórtico longo e baixo que se projeta sobre um pátio privado em uma extremidade e se volta para conectar uma garagem na outra. Essa estrutura se abre para uma piscina de 20 metros de comprimento através de portas e janelas de vidro do chão ao teto. A vegetação exuberante se derrama sobre as pesadas paredes de blocos de calcário que circundam a piscina e o deck, proporcionando um espaço isolado para exercícios e recreação.

Residência Vertical / Miró Rivera Architects - Imagem 19 de 37
© Paul Finkel

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Vertical / Miró Rivera Architects" [Vertical House / Miró Rivera Architects] 25 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/932358/residencia-vertical-miro-rivera-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.