Residência Himchori / River & Rain

Residência Himchori  / River & Rain - Imagem 2 de 42Residência Himchori  / River & Rain - Imagem 3 de 42Residência Himchori  / River & Rain - Imagem 4 de 42Residência Himchori  / River & Rain - Imagem 5 de 42Residência Himchori  / River & Rain - Mais Imagens+ 37

Cox's Bazar, Bangladesh
  • Arquitetos: River & Rain
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  840
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, AutoDesk, Bravat, General, Kohler, Lumion, Porcelanosa Grupo, Siemens, Trimble
  • Arquiteto Responsável: Kazi Fida Islam
  • Equipe De Projeto: Abdul Awyal, Abid Khan
  • Clientes: Arshad Jamal Dipu & Shahria Sharmin
  • Engenharia: Shah Alam
  • Paisagismo: Kazi Fida Islam, Shahria Sharmin
  • Consultor Estrutural: Ruhul Alam
  • Cidade: Cox's Bazar
  • País: Bangladesh
Mais informaçõesMenos informações
Residência Himchori  / River & Rain - Imagem 20 de 42
© Sandro di Carlo Darsa

Descrição enviada pela equipe de projeto. A configuração natural das colinas adjacentes e o mar ainda mais vívido, com sua beleza e força opulente, foram inspirações importantes para conceituar o projeto. Ao alcançar uma vista infinita da colina para o mar, a casa é configurada como uma moldura que enquadra as vistas, e não as obstrui. Os espaços projetados e sua expressão formal florescem de acordo com a harmoniosa horizontalidade e elegante verticalidade dos dois estímulos ambientais. Uma questão importante na execução foi também, diminuir os impactos no local e maximizar a retenção do ecossistema natural existente do meio ambiente. A residência está situada com vista para o mar, cercada de colinas verdes magnânimas. O acesso não centralizado da residência leva o espectador a olhar para o pórtico convidativo da casa, que flutua sobre um espelho d'água. A admiração interior da casa permanece como uma pequena surpresa.

Residência Himchori  / River & Rain - Imagem 24 de 42
© Sandro di Carlo Darsa

Ao entrar na residência, as vistas são instantaneamente deslocadas para a ensolarada vegetação e a colina posterior. A sala de estar com pé direito duplo valoriza a sensação de amplitude, contribuindo para uma maior relação interior - exterior. A escada vazada atua como a coluna central da residência, integrando os pavimentos, do térreo até a cobertura, e configurando um passeio que explora o enigma do projeto. Uma estrutura mista foi adotada para aplicar o conceito em sua melhor expressão formal, uma estrutura em aço foi utilizada em conjunto com a construção de concreto armado. Os pisos de concreto da residência são maciços, e os acabamentos variam entre mármore, madeira e azulejos. O mármore polido preto é usado na parte interna do térreo para refletir as árvores ao redor, enquanto um mármore com polimento antigo é aplicado na parte externa, para deixar o piso antiderrapante. O piso do deck foi constituído de madeira e aço, enquanto todos os quartos e blocos de serviço têm o acabamento em azulejo. O guarda corpo com cabos de aço é destaque na caixa de escadas de madeira, bem como nas varandas e terraços.

Residência Himchori  / River & Rain - Imagem 19 de 42
© Sandro di Carlo Darsa
Planta - Térreo
Residência Himchori  / River & Rain - Imagem 5 de 42
© Maruf Raihan

A área privativa dos quartos é mantida dentro da estrutura de concreto armado em ambas as extremidades, sendo dois deles em meio nível e dois no pavimento padrão. Cada um dos quatro quartos, ao contrário dos demais cômodos da casa, têm uma configuração agradável proporcionando uma visão explícita da natureza. Enquanto a cozinha gourmet, rebaixada, e a sala de jantar adjacente são ótimos espaços para jantares animados, a área do bar no terraço alongado é perfeita para uma festa. O embelezamento silencioso do exterior com o concreto aparente permitiu que as superfícies envidraçadas amplificassem a exibição vívida das árvores adjacentes, alterando as imagens do céu e do mar com sua cor, luz e sombra, e algumas vezes refletindo o mar mais distante como uma sobreposição translúcida de imagens. A fachada da casa tem uma paisagem minuciosamente projetada, pranchas de navios recicladas e placas de concreto, sobre e sob a grama e a terra, formaram um percurso sutil de acesso à residência. O espírito natural transmitido pela casa possibilita uma sensação de conexão constante com o usuário. Essa relação harmonizada com o entorno fez com que a vila se tornasse parte da paisagem e não uma declaração imposta a ela.

Residência Himchori  / River & Rain - Imagem 3 de 42
© Sandro di Carlo Darsa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cox's Bazar Marine Dr, Cox's Bazar, Bangladesh

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residência Himchori / River & Rain" [Himchori Residence / River & Rain] 18 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931949/residencia-himchori-river-and-rain> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.