Casas Alpes São Chico / Porto Quadrado

Casas Alpes São Chico / Porto Quadrado - Fotografia de Exterior, Janela, Cadeira, Terraço, Pátio, FlorestaCasas Alpes São Chico / Porto Quadrado - Fotografia de Exterior, FlorestaCasas Alpes São Chico / Porto Quadrado - Fotografia de Exterior, FlorestaCasas Alpes São Chico / Porto Quadrado - Fotografia de Exterior, Floresta, TerraçoCasas Alpes São Chico / Porto Quadrado - Mais Imagens+ 14

Rio Grande do Sul, Brasil
  • Arquitetos: Porto Quadrado
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  105
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alessandro Quevedo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bulltrade, Cobal Aços e Ferros, Speed Esquadrias
  • Arquiteta Responsável: Camilla Pereria
  • Projeto De Instalações Elétricas E Hidráulicas: Jorge Luiz de Araujo Valim - J. A. V. Engenharia
  • Cidade: Rio Grande do Sul
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casas Alpes São Chico / Porto Quadrado - Fotografia de Exterior, Floresta
© Alessandro Quevedo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se desenvolve a partir de uma condição singular: áreas já demarcadas de 6x8m aproximadamente, em dois terrenos unificados e com vasta vegetação. Inicialmente, os amigos imaginaram uma casa única e grande o suficiente para acomodar três casais e seus filhos, porém essa ideia deu lugar a três tiny houses, que deveriam acomodar os mesmos compartimentos de uma casa convencional, ou seja, ter quartos, sala, banheiro, cozinha, vestíbulo e churrasqueira (que no Rio Grande do Sul é essencial). Inserir todo o programa em área limitada só foi possível com a otimização e integração dos ambientes, onde o deck é a extensão da sala e vestíbulo é o espaço do churrasco.

Casas Alpes São Chico / Porto Quadrado - Fotografia de Exterior, Porta, Floresta
© Alessandro Quevedo

Casas Alpes São Chico / Porto Quadrado - Fotografia de Exterior, Floresta, Terraço
© Alessandro Quevedo

As casas foram construídas com painel SIP (Structural Insulated Panel), tecnologia de pré-fabricação que apresenta grande resistência, economia, conforto e sustentabilidade. Cada uma, com 35m², teve suas paredes e forros montados em apenas um dia e meio, como mostra o vídeo. Os 48 painéis numerados já saíram de fábrica com os eletrodutos embutidos e uma linha de montagem previamente estudada, facilitando a dupla de montadores, que nunca havia trabalho com a construção em SIP mas possui larga experiência em wood frame.

Casas Alpes São Chico / Porto Quadrado - Fotografia de Exterior, Floresta
© Alessandro Quevedo
Plantas
Casas Alpes São Chico / Porto Quadrado - Fotografia de Exterior, Floresta
© Alessandro Quevedo

Casas Alpes São Chico / Porto Quadrado - Fotografia de Exterior, Floresta
© Alessandro Quevedo

A materialidade do projeto está diretamente relacionada com o sistema pré-fabricado, pois o painel SIP nada mais é que  do que um núcleo isolante de EPS revestido por duas chapas de OSB. Internamente esta chapa é o próprio acabamento. E externamente o sistema é completado por membrana hidrófuga e revestimento de telha galvalume. Portanto, temos por fora uma caixa metálica rígida contrastando com as formas orgânicas da natureza abundante do lugar e por dentro temos uma caixa de madeira que transfere calor e conforto.

Casas Alpes São Chico / Porto Quadrado - Fotografia de Exterior, Floresta, Jardim
© Alessandro Quevedo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casas Alpes São Chico / Porto Quadrado" 12 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931679/casas-alpes-sao-chico-porto-quadrado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.