Apartamento Marchi / Rodrigo Bocater

Apartamento Marchi / Rodrigo Bocater - Fotografia de InterioresApartamento Marchi / Rodrigo Bocater - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, JanelaApartamento Marchi / Rodrigo Bocater - Fotografia de Interiores, Sofá, Mesa, Iluminação, Cadeira, DormitórioApartamento Marchi / Rodrigo Bocater - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, JanelaApartamento Marchi / Rodrigo Bocater - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: Rodrigo Bocater
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  80
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luiza Schreier
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alufama, Ambientair, Ladrilhos Petrópolis, Oliveira & Oliveira, Parquet Nobre, Serralheria São Jorge, reka iluminacao
Apartamento Marchi / Rodrigo Bocater - Fotografia de Interiores, Sofá, Mesa, Iluminação, Cadeira, Dormitório
© Luiza Schreier

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com acabamentos e detalhes em concreto aparente e madeira que se abrem para a vista da lagoa, a reforma do “Apartamento Marchi” localizado no bairro da Lagoa no Rio de Janeiro, Brasil, teve como objetivo conectar os espaços interiores entre si para torná-los amplos e integrados como áreas de convivência.

Apartamento Marchi / Rodrigo Bocater - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Porta, Viga
© Luiza Schreier
Corte
Apartamento Marchi / Rodrigo Bocater - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Janela
© Luiza Schreier

Construído na década de 1960, o edifício original tinha uma estrutura robusta com vãos irregulares e desalinhados, fornecendo pouca flexibilidade para as reconfigurações espaciais necessárias. Para isso, os interiores foram redimensionados e redistribuídos em novos espaços que se abrem para a vista deslumbrante da lagoa. Originalmente, o apartamento contava com três quartos, sala e áreas de serviço, que foram transformados em áreas sociais. Um novo espaço foi aberto em direção à sala de estar e a área de serviço foi reduzida pela metade para ser incorporada à cozinha e lavanderia.

Apartamento Marchi / Rodrigo Bocater - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Bancada
© Luiza Schreier

O projeto propõe a remoção de um dos três quartos, enquanto a cozinha e as áreas de serviço são unificadas, criando um espaço único voltado para a vista. Os quartos e a sala de estar foram colocados na fachada frontal de frente para a lagoa e as áreas de cozinha e serviço, uma vez abertas, direcionadas ao centro do apartamento.

Apartamento Marchi / Rodrigo Bocater - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Janela, Cadeira, Viga
© Luiza Schreier

A estrutura original do edifício, feita de concreto armado, cria naturalmente um ponto central rígido que age como uma unidade nuclear articulando todas as divisões. Esse núcleo se torna a bancada principal do apartamento, que centraliza e ao mesmo tempo organiza as atividades sociais. O piso de madeira complementa a estrutura de concreto como os únicos materiais expressivos no projeto, enfatizando o desejo de receber o máximo de luz possível, para que as superfícies das paredes e as estantes de metal pintadas de branco sejam lavadas pela luz do exterior.

Apartamento Marchi / Rodrigo Bocater - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Luiza Schreier

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lagoa, Río de Janeiro - Estado de Río de Janeiro, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Marchi / Rodrigo Bocater" 09 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931561/apartamento-marchi-rodrigo-bocater> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.