Residências 3 em 1 / Street Monkey Architects

Residências 3 em 1 / Street Monkey Architects - Imagem 4 de 22Residências 3 em 1 / Street Monkey Architects - Imagem 16 de 22Residências 3 em 1 / Street Monkey Architects - Imagem 15 de 22Residências 3 em 1 / Street Monkey Architects - Imagem 7 de 22Residências 3 em 1 / Street Monkey Architects - Mais Imagens+ 17

Upplands Väsby, Suécia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2550
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Fermacell, Robert McNeel & Associates, Ruukki, Tarkett, Vetrex
  • Arquiteto Responsável: Cage Copher
  • Construtora: Ingrid Westman (Friendly Building)
  • Fabricação Modular: Wieslaw Olowski, Jarek Wasielewski (Elmot)
  • Engenharia Estrutural: Konar
  • Ventilação: Wojtek Banda (Exengo)
  • Eletricidade: Dan Puura (Exengo)
  • Cidade: Upplands Väsby
  • País: Suécia
Mais informaçõesMenos informações
Residências 3 em 1 / Street Monkey Architects - Imagem 2 de 22
© Mattias Hamrén Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. Muitos de nossos projetos são feitos com fabricação fora do local de construção. Simplificando, eles são compostos por contêineres personalizados onde os módulos chegam ao local com paredes, banheiros e cozinhas. As fachadas são finalizadas no terreno após a montagem. Esse método de construção é facilmente transferível para locais diferentes, porque grande parte do trabalho é concluída em uma fábrica. Portanto, quando um projeto vende bem, o cliente inevitavelmente deseja usá-lo novamente. Como um arquiteto que sente a responsabilidade de projetar para o contexto, esse é um desafio.

Residências 3 em 1 / Street Monkey Architects - Imagem 3 de 22
© Mattias Hamrén Photography
Residências 3 em 1 / Street Monkey Architects - Imagem 10 de 22
© Mattias Hamrén Photography

Nosso primeiro projeto de casa geminada estava a uma curta distância de Estocolmo, em uma cidade chamada Upplands Väsby. O projeto é composto por 7 casas geminadas e sua venda esgotou em menos de duas semanas. Foi construído com princípios de casas passivas e painéis solares, o que o torna extremamente eficiente em termos de energia e, como resultado, ganhou um prêmio de sustentabilidade do município. Portanto, não surpreende o desejo do cliente de replicá-lo em outro local. Esse outro local acabou por ser Örebro, na Suécia, uma localização mais urbana do que aquela em Upplands Väsby.

Residências 3 em 1 / Street Monkey Architects - Imagem 17 de 22
© Mattias Hamrén Photography
Planta - Situação - Väsby
Residências 3 em 1 / Street Monkey Architects - Imagem 16 de 22
© Mattias Hamrén Photography

Era também um terreno de esquina, em contraste com o de Väsby, flanqueado por um parque e uma floresta. Queríamos projetar para essa mudança sem alterar a construção dos módulos pré-fabricados. Fizemos isso personalizando o telhado e usando os mesmos materiais de fachada de maneiras diferentes. O resultado nos deu três versões da mesma casa. Na fachada voltada para o parque, reduzimos a cobertura para suavizar o volume e usamos nervuras brancas e detalhes em madeira sobre o aço para as fachadas.

Residências 3 em 1 / Street Monkey Architects - Imagem 5 de 22
© Mattias Hamrén Photography

No ambiente urbano, elevamos a cobertura para enquadrar a rua e manter uma posição mais marcante contra os edifícios mais altos no mesmo quarteirão. As fachadas foram feitas com a mesma combinação de madeira, aço e gesso, mas o aço foi exposto desta vez e usado com mais frequência. No projeto de Örebro, os materiais seguem a orientação, de modo que as fachadas leste-oeste são revestidas em gesso branco e as fachadas norte-sul são revestidas em aço ou aço com treliça de madeira. O resultado são três interpretações diferentes exatamente do mesmo interior. Os benefícios da produção e repetição fora do local são utilizados, mas o projeto ainda é contextualizado.

Residências 3 em 1 / Street Monkey Architects - Imagem 12 de 22
© Mattias Hamrén Photography

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Upplands Väsby, Suécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residências 3 em 1 / Street Monkey Architects" [3 in 1 Housing / Street Monkey Architects] 13 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931537/residencias-3-em-1-street-monkey-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.