Residência K / Alphonse Kai Architect

Residência K / Alphonse Kai Architect - Imagem 2 de 40Residência K / Alphonse Kai Architect - Imagem 3 de 40Residência K / Alphonse Kai Architect - Imagem 4 de 40Residência K / Alphonse Kai Architect - Imagem 5 de 40Residência K / Alphonse Kai Architect - Mais Imagens+ 35

Fatqa, Líbano
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  750
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Wissam Chaaya
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Choucair Group, EGGER, Kitwood, Laufen, panoramah!®
  • Arquiteto Responsável: Alphonse G. KAI
  • Arquiteto Projeto: Anthony Moarkech
  • Engenharia Estrutural: Abdo Matta – Ghadi Chahine
  • Cidade: Fatqa
  • País: Líbano
Mais informaçõesMenos informações
Residência K / Alphonse Kai Architect - Imagem 3 de 40
© Wissam Chaaya

Descrição enviada pela equipe de projeto. Enraizada na vegetação da vila de Fatqa, a 6 km da rodovia Beirute - Trípoli, a Residência K é uma casa particular construída através da fusão máxima com os arredores. O terreno de 780m² está localizado em uma rua sem saída e originalmente era composto por seis terraços de um metro de altura cada. O charme natural do local, destacado por seus autênticos muros, foi a principal inspiração por trás do projeto arquitetônico. O projeto é articulado como uma extensão da topografia existente através da reconstrução dessas paredes, a fim de habitá-las, dessa forma, duas grandes lajes de concreto foram criadas para tal.

Residência K / Alphonse Kai Architect - Imagem 8 de 40
© Wissam Chaaya
Planta - térreo
Residência K / Alphonse Kai Architect - Imagem 29 de 40
© Wissam Chaaya

Eventualmente, a ideia de preservar o meio ambiente e o caráter herdado fez com que o arquiteto reinterpretasse uma concepção vernacular de espaço e escolhesse materiais específicos, começando pela reutilização das pedras indígenas da região e seguindo as tecnologias atuais através do uso de um sistema estrutural inovador. Com a intenção de eliminar completamente o impacto arquitetônico, os elementos construtivos principais: as duas lajes com vigas invertidas em cascata servem como jardim da área principal e delimitação da piscina.

Residência K / Alphonse Kai Architect - Imagem 17 de 40
© Wissam Chaaya

A suave relação com a casa dos pais ao lado, além da acessibilidade prática por estar no térreo, se transforma na parte mais frequentada da residência. Seu fluxo acolhedor é projetado para um espaço aberto, no qual quartos adjacentes, áreas de estudo e serviço cercam um pátio interno. Essa particularidade da casa central tradicional libanesa nos traz uma nova versão distorcida da tipologia clássica. No nível superior, encontra-se uma área de recepção e a cozinha principal conectada a um quintal de um lado e o jardim principal do outro. Essa especificidade e exposição garantem ventilação cruzada durante todo o ano.

Residência K / Alphonse Kai Architect - Imagem 19 de 40
© Wissam Chaaya

Dois telhados em balanço, que são a assinatura do projeto, contornam os dois andares, separando a área pública da privada. Calculados minuciosamente, garantem muita luz natural na área de dormir e a controlam no andar superior. Orientada a sudeste, a fachada principal enfatiza a implementação perfeita de uma casa solar. Assim, a Residência K representa o protótipo de um abrigo onde sustentabilidade, fluidez e integração traduzem a renomada filosofia: "Simplicidade é a máxima sofisticação", Leonardo Da Vinci.

Residência K / Alphonse Kai Architect - Imagem 16 de 40
© Wissam Chaaya

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência K / Alphonse Kai Architect" [House K / Alphonse Kai Architect] 12 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931456/residencia-k-alphonse-kai-architect> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.