Banheiro público em Chuancang / Fuyingbin Studio

Banheiro público em Chuancang / Fuyingbin Studio - Imagem 2 de 19Banheiro público em Chuancang / Fuyingbin Studio - Imagem 3 de 19Banheiro público em Chuancang / Fuyingbin Studio - Imagem 4 de 19Banheiro público em Chuancang / Fuyingbin Studio - Imagem 5 de 19Banheiro público em Chuancang / Fuyingbin Studio - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: Fuyingbin Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  80
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Qianxi Zhang
  • Arquiteto Responsável: Yingbin Fu
  • Equipe De Projeto: Haoran Zhang e Wangcheng Cai
  • Cliente: Governo de Sun Town
  • Cidade: Lu’an
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Banheiro público em Chuancang / Fuyingbin Studio - Imagem 2 de 19
© Qianxi Zhang

Revolução vs. Tabu

Ao longo do tempo, o banheiro passou de um luxo à uma necessidade premente na vida de qualquer ser humano. No entanto, o banheiro ainda hoje é visto como um espaço secundário na arquitetura. Na cultura tradicional chinesa, itens relacionados ao banheiro sempre foram tratados como uma questão de tabu. Na arquitetura vernacular chinesa os banheiros sempre estiveram à margem, esquecidos em um canto ou até mesmo fora de casa. Para se ter uma ideia da complexidade da questão, no complexo do Palácio Imperial da Cidade Proibida, não há sequer um banheiro.

Banheiro público em Chuancang / Fuyingbin Studio - Imagem 6 de 19
© Qianxi Zhang

Propondo uma reflexão sobre como os chineses se relacionam com o tema, os arquitetos do Fuyingbin Studio criaram um projeto de banheiro público para a pequena localidade da Vila do Sol implantada no coração das Montanhas Dabie, no sudoeste da província de Huashan. Localizado em plena praça central, o banheiro foi implantado em meio ao principal espaço público do vilarejo, rompendo com o tabu e ressignificando elementos da arquitetura vernacular chinesa em sua forma e função. Por se tratar de um terreno com topografia acidentada, o banheiro público foi concebido como uma espécie de mirante, incorporando as florestas de bambu adjacentes para criar um ambiente agradável e acolhedor.

Banheiro público em Chuancang / Fuyingbin Studio - Imagem 7 de 19
© Qianxi Zhang

Espaços públicos em tempos de desenvolvimento turístico

Escolhemos um espaço público central para a implantação desta infraestrutura - até certo ponto, indesejada - pois esperamos conscientizar as pessoas, transformando a maneira negativa como elas costumam encarrar edifícios como este. Projetado como um volume horizontal de baixa altura, o edifício se espalha pelo terreno para criar uma relação harmônica entre a verticalidade da floresta de bambu e a a horizontalidade de sua arquitetura.

Banheiro público em Chuancang / Fuyingbin Studio - Imagem 8 de 19
© Qianxi Zhang

As paredes do edifício foram erguidas com tijolos vermelhos, um dos materiais de construção mais utilizados na região. A estrutura de madeira da cobertura por sua vez, permitiu facilitar o processo de construção além do baixo custo de produção e instalação. Finalmente, o edifício foi coberto com telhas translúcidas de fibra de vidro, as quais permitem que a luz do sol permeie o edifício, fornecendo luz natural abundante aos espaços interiores.

Banheiro público em Chuancang / Fuyingbin Studio - Imagem 3 de 19
© Qianxi Zhang

Procuramos incorporar materiais locais, como os tijolos vermelhos, além de revestimentos de madeira e vidro reforçados, facilmente encontrados na região e não agressivos ao meio ambiente.

Axonométrica

Banheiro público como Domínio Público

Devido à enorme demanda e frequência de uso, banheiros públicos são mais eficientes quando localizados em áreas abertas e acessíveis. No entanto, devido a seu impacto negativo e ao preconceito das pessoas com este tipo de instalação pública, banheiros parecem estar sempre escondidos.

Banheiro público em Chuancang / Fuyingbin Studio - Imagem 4 de 19
© Qianxi Zhang

Concebido como uma extensão do espaço público e conectado à ele, a vantagem de sua implantação é que ele acaba por se tornar mais do que uma simples instalação necessária. Através de sua linguagem arquitetônica, o edifício convida as pessoas para entrarem e descobrirem seus espaços interiores meticulosamente projetados. As pias dos banheiros encontram-se bem no meio do edifício e são compartilhados por todos os usuários sem distinção de gênero. Assim, os visitantes podem interagir e conversar sem pressa, aproveitando a atmosfera agradável deste edifício em meio a floresta de bambus. Do lado de fora, um generoso banco proporciona um momento de descanso desde onde os usuários podem apreciar as vistas para a floresta de bambu enquanto esperam seus companheiros de viagem ou passeio.

Banheiro público em Chuancang / Fuyingbin Studio - Imagem 5 de 19
© Qianxi Zhang

Paisagem e arquitetura

Como um pavilhão tropical, o edifício dos banheiros públicos de Sun Village é aberto em todas as direções, conectando-se com a floresta de bambu do entorno e rompendo com a definição rígida dos limites entre os espaços interiores e exteriores. Sob esta cobertura leve e translúcida, as pessoas experimentam um misto de intimidade e abertura. No sul da China, banheiros mais tradicionais costumam ser espaços abertos ao público e à natureza.

Banheiro público em Chuancang / Fuyingbin Studio - Imagem 9 de 19
© Qianxi Zhang
Banheiro público em Chuancang / Fuyingbin Studio - Imagem 10 de 19
© Qianxi Zhang

Integração do processo de construção e material locais

Devido ao rápido processo de urbanização das áreas rurais na China, a arquitetura 'informal' está começando a ameaçar a antiga maneira de se construir edifícios no país. Isso faz com que seja cada dia mais difícil construir um edifício segundo os antigos métodos e sistemas construtivos locais. Ainda assim, conseguimos incorporar parte deste conhecimento, incorporando alvenarias de tijolo vermelho, vigas de concreto aparente e estruturas de madeira. 

Corte

Conceitualmente, tentamos aproximar arquitetura e paisagem, explorando novas formas que pudessem trazer mais vitalidade para o espaço urbano. Detalhes simples que fazem deste edifício um modelo a ser seguido em toda China. 

Banheiro público em Chuancang / Fuyingbin Studio - Imagem 11 de 19
© Qianxi Zhang

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Chuancang Village, Sun Town, Huoshan County, Lu’an City, Anhui Province, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Banheiro público em Chuancang / Fuyingbin Studio" [Public Toilet Design in Chuancang Village / Fuyingbin Studio] 08 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931286/banheiro-publico-em-chuancang-fuyingbin-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.