Residência MB / Gabriel Montañés Arquitecto

Residência MB / Gabriel Montañés Arquitecto - Imagem 2 de 22Residência MB / Gabriel Montañés Arquitecto - Imagem 3 de 22Residência MB / Gabriel Montañés Arquitecto - Imagem 4 de 22Residência MB / Gabriel Montañés Arquitecto - Imagem 5 de 22Residência MB / Gabriel Montañés Arquitecto - Mais Imagens+ 17

Menorca, Espanha
  • Engenharia: Ingeniería I82
  • Consultores: Estructura Martí Cabestany
  • Colaboradores: Mus&Seguí
  • Construtora: Miquel Orfila Moll
  • Cidade: Menorca
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Residência MB / Gabriel Montañés Arquitecto - Imagem 9 de 22
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto desta moradia para uma família apresenta, desde seu início, um programa muito determinado. Em uma planta baixa diáfana, sem obstrução alguma, estão localizados os espaços comuns orientados ao leste com aberturas máximas e as áreas de serviço, orientadas ao oeste, com abertura mínimas. A peça cozinha\sala de jantar se abre em sua totalidade para a piscina e jardim convertendo-se, no verão, em um pórtico amplamente ventilado.

Residência MB / Gabriel Montañés Arquitecto - Imagem 2 de 22
© Adrià Goula
Planta - térreo
Residência MB / Gabriel Montañés Arquitecto - Imagem 6 de 22
© Adrià Goula

Um tramado de correr permite controlar a entrada de luz solar. O primeiro nível é totalmente racional. Quatro dormitórios idênticos orientados ao leste e banheiros orientados ao oeste. O núcleo de comunicação vertical da casa é um espaço de pé-direito duplo que introduz luz e ventilação. Um grande ventilador auxilia nessa função. A escada de acesso se une à galeria de circulação no primeiro nível conectando os dois pavimentos.

Residência MB / Gabriel Montañés Arquitecto - Imagem 4 de 22
© Adrià Goula

As estreitas dimensões do terreno nos levam a uma alta taxa de ocupação e nos obrigam a projetar uma forma compacta que nos interessa por seu menor coeficiente de transmitância térmica. As esquadrias de madeira nas habitações são compostas por janelas que permitem ventilar sem temer a entrada de mosquitos, permitindo, por sua vez, uma visão direta de Puerto de Mahón.

Residência MB / Gabriel Montañés Arquitecto - Imagem 3 de 22
© Adrià Goula
Corte A
Residência MB / Gabriel Montañés Arquitecto - Imagem 8 de 22
© Adrià Goula

Nossa obsessão por ventilar de forma natural nos leva a desenhar persianas que são absolutamente coplanares com a fachada leste sendo acionadas por meio de pistões elétricos descentralizados. No subsolo estão localizados a lavanderia, garagem e um pátio inglês que traz iluminação para este nível. Para completar, uma cisterna de 35 toneladas armazena as águas pluviais que caem sobre a edificação. Uma piscina completamente natural nutrida de plantas nativas enfatiza os limites do terreno conferindo frescor e cores no verão. 

Residência MB / Gabriel Montañés Arquitecto - Imagem 5 de 22
© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência MB / Gabriel Montañés Arquitecto" [Casa MB / Gabriel Montañés Arquitecto] 06 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931069/residencia-mb-gabriel-montanes-arquitecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.