Casa Cudich Drago / ATV Arquitectos

Casa Cudich Drago / ATV Arquitectos - Imagem 2 de 30Casa Cudich Drago / ATV Arquitectos - Imagem 3 de 30Casa Cudich Drago / ATV Arquitectos - Imagem 4 de 30Casa Cudich Drago / ATV Arquitectos - Imagem 5 de 30Casa Cudich Drago / ATV Arquitectos - Mais Imagens+ 25

Benavidez, Argentina
  • Arquitetos Responsáveis: Federico Azubel, Ignacio Trabucchi, Walter Viggiano
  • Equipe De Projeto: Anabella Gatto, Guadalupe Pinazo
  • Assessoria De Estrutura: Ángel Santos
  • Cidade: Benavidez
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa Cudich Drago / ATV Arquitectos - Imagem 22 de 30
© Albano García

“Vocês em música e nós em arquitetura, a todos nos interessa a estrutura. Para mim a estrutura é a criadora da luz. Quando escolho uma ordem estrutural que exige um pilar depois do outro, assim surge um ritmo: não luz, luz, não luz, luz, não luz, luz (...) A arquitetura cria a sensação de estar em um mundo dentro de outro mundo (...)”

Louis Kahn, em L'Architecture d'Aujourd'hui

Casa Cudich Drago / ATV Arquitectos - Imagem 15 de 30
© Albano García
Planta - Térreo
Casa Cudich Drago / ATV Arquitectos - Imagem 20 de 30
© Albano García

Implantada em um terreno do Bairro Nordelta, província de Buenos Aires, com condições topográficas particulares, dadas tanto por sua geometria quanto por sua relação com o lugar, a casa tenta abordar a problemática projetual que representa o pensar na residência no âmbito de um bairro privado. Rodeado por água em dois de seus lados, até onde a vista alcança, e lidando com uma construção existente, o edifício busca gerar diálogos permanentes com o entorno. Algumas das perguntas que fundamentaram o processo projetual tem a ver com a relação interior-exterior. Como se deve habitar esta paisagem? No que implicaria redefinir o doméstico?

Casa Cudich Drago / ATV Arquitectos - Imagem 8 de 30
© Albano García

A casa propõe como eixo desta questão a definição de uma paisagem interior; um pátio que não só articula os diferentes usos da casa e sua lógica de habitabilidade, mas também que se apresenta como um espaço que articula duas paisagens exteriores: a interna e a externa. A partir deste vazio, o espaço se redefine como uma série de transições verticais e horizontais, entre o público e o privado, buscando dissolver os limites.  No térreo, a piscina flutuante sobre a ravina articula a lagoa com a sala de estar e a área semi-coberta da churrasqueira. A sala aparece como um lugar intermediário entre dois exteriores diferentes; um "exterior próprio" e aquele que pertence à paisagem. No pavimento superior, os dormitórios estão contidos em dois volumes definidos também pelo vazio do pátio, que dão respostas diferentes ao ambiente.

Casa Cudich Drago / ATV Arquitectos - Imagem 5 de 30
© Albano García

Focando na questão material-estrutural, o projeto investiga o par concreto-madeira, propondo o primeiro como o material que define a estrutura tectônica-espacial do projeto. As paredes divisórias suportam as lajes que, por sua vez, ficam penduradas nas vigas superiores. A estrutura, com suas diferenças de texturas e dimensões, define os limites dos espaços e se faz presente valorizando a planta liberada da parte pública, e possibilitando que este espaço seja totalmente etéreo em relação aos seus limites, já que os caixilhos podem ser abertos na sua totalidade para formar um espaço semi-coberto contínuo. O limite é o horizonte da paisagem que o lugar coloca.

Casa Cudich Drago / ATV Arquitectos - Imagem 4 de 30
© Albano García
Corte 1
Casa Cudich Drago / ATV Arquitectos - Imagem 24 de 30
© Albano García

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Cudich Drago / ATV Arquitectos" [Casa Cudich Drago / ATV Arquitectos] 05 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930894/casa-cudich-drago-atv-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.