Escadas de emergência / DUNAR arquitectos

Escadas de emergência / DUNAR arquitectos - Imagem 2 de 19Escadas de emergência / DUNAR arquitectos - Imagem 3 de 19Escadas de emergência / DUNAR arquitectos - Imagem 4 de 19Escadas de emergência / DUNAR arquitectos - Imagem 5 de 19Escadas de emergência / DUNAR arquitectos - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: DUNAR arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:RN Fotógrafos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bigmat, La Paloma cerámicas, Montó, Sika, Simon
  • Arquiteto Responsável: Javier Robustillo Yagüe.
  • Arquiteto Coordenador: Carlos Robustillo Yagüe
  • Agrimensor: Antonio Pardo Álvaro
  • Construção: Álvaro Hernández Martín
  • Cidade: Losar de la Vera
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Escadas de emergência / DUNAR arquitectos - Imagem 9 de 19
© RN Fotógrafos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O colégio Francisco Parras, inaugurado em 1929, representa um importante marco para a população de Losar de la Vera, localidade situada no Norte da província de Cáceres. Originalmente, o edifício contemplava a educação separada por sexos, e é por isso que o primeiro e segundo pavimentos (meninos) têm um acesso diferenciado em relação ao térreo (meninas). Após quase noventa anos de uso contínuo, se propõe uma intervenção com o objetivo de adaptar o edifício à legislação contra incêndios e de torná-lo acessível.

Escadas de emergência / DUNAR arquitectos - Imagem 2 de 19
© RN Fotógrafos

O projeto terá duas áreas principais de intervenção: a reorganização da escadaria existente, para que os três andares da escola estejam ligados sem necessidade de sair do próprio edifício; e a construção de um núcleo de comunicação externa que resolve os problemas de evacuação da escola em caso de incêndio e permite, em uma segunda fase, a instalação de um elevador acessível.  Este novo volume exterior, que está separado do edifício pré-existente, será construído com uma estrutura de concreto armado com pilares blindados.  O esqueleto de concreto resultante será então coberto com uma pele de cerâmica, formando um invólucro em forma de malha contínua.  Esta malha cerâmica conterá uma série de aberturas que permitirão estabelecer diferentes ligações visuais com a paisagem exterior durante o percurso de subida das escadas.

Escadas de emergência / DUNAR arquitectos - Imagem 3 de 19
© RN Fotógrafos
Escadas de emergência / DUNAR arquitectos - Imagem 17 de 19
Elevações e Plantas
Escadas de emergência / DUNAR arquitectos - Imagem 10 de 19
© RN Fotógrafos

Em relação à execução do projeto, a escolha dos materiais foi simplificada, utilizando concreto para a estrutura principal, aço galvanizado para os corrimões e tijolo cerâmico como invólucro exterior. O novo volume construído é, portanto, configurado como um edifício que explora a dualidade de exterior e interior, sem definir exatamente em que área o usuário está. A pele cerâmica filtra a luz e define a área em que nos encontramos, mas não é um elemento que delimita claramente um espaço interior e exterior. Essa dualidade também surge na escolha dos materiais, onde, diante da rotundidade da estrutura de concreto armado, aparece a leveza do revestimento de tijolo.

Escadas de emergência / DUNAR arquitectos - Imagem 6 de 19
© RN Fotógrafos
Escadas de emergência / DUNAR arquitectos - Imagem 19 de 19
Detalhe
Escadas de emergência / DUNAR arquitectos - Imagem 5 de 19
© RN Fotógrafos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Carlos V, 13, 10460 Losar de la Vera, Cáceres, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escadas de emergência / DUNAR arquitectos" [Escaleras de emergencia en colegio / DUNAR arquitectos] 30 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930772/escadas-de-emergencia-dunar-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.