Casa Layers / Havkin Architects

Casa Layers / Havkin Architects - Mais Imagens+ 31

Ramat Hasharon, Israel
  • Arquitetos: Havkin Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  450
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Shai Epstein
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Dima Dor, Kartell, Ligne Roset, Porro, Roche Bobois
Mais informaçõesMenos informações
© Shai Epstein

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Layers está localizada em Ramat Hasharon, uma pequena cidade nos subúrbios de Tel Aviv, Israel. Com 450 m², esta estrutura de três pavimentos foi concebida para acolher uma família jovem com três filhos além de incluir a clínica da proprietária da casa. Com uma planta em forma de L, o projeto recebeu este nome por incorporar uma série de espaços organizados em camadas. Quando recebemos um cliente em potencial por primeira vez, procuramos conversar com ele para conhecê-lo melhor, entender suas necessidades, desejos e o seu estilo de vida. Uma das primeiras solicitações desta nova cliente, que desejava incluir sua clínica no projeto do edifício, era que nenhum dos espaços da casa fosse completamente branco, pois a ausência de cores e texturas a fazia lembrar do ambiente hospitalar da clínica que ela costumava trabalhar. Ao longo de todo o processo, conversamos demoradamente sobre diversos temas, como o musical "Chicago" que acabou se tornando uma grande inspiração para este projeto.

© Shai Epstein

Inicialmente, nos desprendemos de toda e qualquer pré-concepção destes espaços e pouco à pouco começamos a construir as camadas que definiriam e organizariam os espaços da casa. Buscamos inspiração na transparência de tecidos finos e rendas. Árvores, telas perfuradas e cortinas também forma utilizadas para criar e definir estas diferentes camadas. Isso nos permitiu criar uma transição suave e progressiva dos espaços exteriores até o interior do edifício. A luz, filtrada pela copa das árvores e pelos elementos de proteção solar finalmente penetram os espaços da casa criando um complexo jogo de luz e sombra. Cada material utilizado na casa - do piso de madeira, ao forro e as paredes de concreto - desempenha um importante papel nesta sucessão de espaços e texturas que compõe as camadas da residência.

© Shai Epstein
Planta do térreo
© Shai Epstein

Durante a noite, esta transparência transforma a casa em um farol de luz, uma lanterna cintilante que vibra em sintonia com a vida familiar. A casa se projeta sobre o jardim e o incorpora nos espaços interiores, criando uma relação equilibrada entre seus espaços, interferindo positivamente em seu contexto urbano. Nossos clientes são pessoas que admiram um bom projeto de arquitetura e são conscientes da posição privilegiada do terreno no contexto urbano do bairro. Os pavimentos da residência também se sobrepõem em camadas e muitas vezes, é difícil definir onde um pavimento começa ou termina. Construída em um lote com desnível acentuado, parte da casa parece brotar do chão enquanto que na outra extremidade, ela parece tocar o solo delicadamente. É em um destes encontros com o terreno que os visitantes podem acessar o edifício, transitando entre a casa e o jardim.

© Shai Epstein
Corte 1
© Shai Epstein

O volume superior foi concebido como uma caixa pesada que parece flutuar sobre um delicado cubo de vidro. Ele abriga os quartos das crianças e a suíte do casal, um espaço que fornece proteção e privacidade as áreas íntimas da casa. As camadas também se estendem para o projeto de paisagismo, com pátios rebaixados e platôs em diferentes níveis, responsáveis por proporcionar uma sensação de mais profundidade ao projeto.

© Shai Epstein

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Layers / Havkin Architects" [Layers House / Havkin Architects] 29 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930577/casa-layers-havkin-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.