Escritório PicPay / Felipe Russo Arquitetura + MM18 Arquitetura

Escritório PicPay / Felipe Russo Arquitetura + MM18 Arquitetura - Imagem 2 de 28Escritório PicPay / Felipe Russo Arquitetura + MM18 Arquitetura - Mesa, Cadeira, VigaEscritório PicPay / Felipe Russo Arquitetura + MM18 Arquitetura - Mesa, CadeiraEscritório PicPay / Felipe Russo Arquitetura + MM18 Arquitetura - Mesa, CadeiraEscritório PicPay / Felipe Russo Arquitetura + MM18 Arquitetura - Mais Imagens+ 23

Vila Leopoldina, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alberflex, Artefacto, AutoDesk, Cavaletti, Coisas do Brasil, EXPONENCIAL, Fernando Jaeger, Flexform, Muma, Tok Stok, WK Carpetes
  • Arquitetos Responsáveis: Felipe Russo Arquitetura + MM18
  • Equipo De Projeto: Felipe Russo Arquitetura + MM18
  • Clientes: PicPay
  • Colaboradores: Felipe Russo Arquitetura + MM18
  • Cidade: Vila Leopoldina
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Escritório PicPay / Felipe Russo Arquitetura + MM18 Arquitetura - Sofá, Cadeira, Mesa
© Luciano Milano Filho

Descrição enviada pela equipe de projeto. A PicPay é o maior app de pagamentos do Brasil. A empresa permite transferência de dinheiro, pagamentos de contas e entre outros serviços tudo através de uma única plataforma. Iniciaram sua operação em Vitória, no Espírito Santo e em 2019 inauguraram o novo escritório bastante descontraído na Vila Leopoldina em São Paulo.

Escritório PicPay / Felipe Russo Arquitetura + MM18 Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Luciano Milano Filho

Os valores, criatividade e inovação da empresa se refletem no conceito da arquitetura do escritório. Para atender times multidisciplinares a Felipe Russo Arquitetura desenvolveu o projeto em formato open office.

Escritório PicPay / Felipe Russo Arquitetura + MM18 Arquitetura - Imagem 2 de 28
© Rogério Cassimiro
Planta 03° andar
Escritório PicPay / Felipe Russo Arquitetura + MM18 Arquitetura - Mesa
© Luciano Milano Filho

Ao acessar o andar, notamos a presença do verde da marca, nos deparamos com uma praça central sobre uma grande estampa de QR Code. Na ideia inicial de projeto o espaço era composto por grafiti, ladrilhos de calçada e estações de trabalho em formato de barracas. O projeto evoluiu, e a ideia de testar ali o que as pessoas vivenciam no dia a dia de uma cidade continuou.

Escritório PicPay / Felipe Russo Arquitetura + MM18 Arquitetura - Mesa, Iluminação, Cadeira
© Luciano Milano Filho

Durante o projeto a ideia foi trazer para dentro do escritório experiências que os clientes teriam na cidade utilizando um aplicativo, a praça central funciona como um espaço de convivência e um laboratório para funcionários e clientes”, explica a arquiteta Lisandra Perez Coordenadora da equipe de projetos na FR Arquitetura.

Escritório PicPay / Felipe Russo Arquitetura + MM18 Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Luciano Milano Filho

Na praça é possível trabalhar, realizar eventos, happy hours, palestras e treinamentos onde os espectadores podem sentar-se em puffs, poltronas ou arquibancada. E utilizando o app da PicPay os usuários podem comprar produtos exclusivos ou itens do café.

Escritório PicPay / Felipe Russo Arquitetura + MM18 Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Luciano Milano Filho

Os puffs coloridos estão espalhados e podem ser movimentados para onde os usuários quiserem, há também um mesão flexível chamado “Gafanhoto” desenhado especialmente para esse espaço, ele tem uma das pontas fixas e a outra móvel, isso permite diferentes usos como estação de trabalho coletiva, ou balcão de atendimento em dias de eventos.

A praça mostra a expansão e inovação, características marcantes da marca. A inexistência de forro possibilita manutenções futuras com mais facilidade, além de reduzir significativamente o custo do projeto. É um local que estimula a criatividade pois seu formato flexível permite trocas de experiências com muita velocidade. 

Escritório PicPay / Felipe Russo Arquitetura + MM18 Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Luciano Milano Filho

O café e a cozinha são os locais mais “família”, o lado comfort food, sinta-se em casa. Essas áreas contam a história e origem da PicPay. Dando continuidade às tradições da marca, assim como em Vitória, no refeitório dos funcionários ficou o forno onde a Dona Fátima assa seus famosos pães de queijo. O local rompe o padrão de refeitórios corporativos convencionais. Foram utilizados elementos mais atuais, tubulações, fundo de laje aparentes, vegetação, e uma brincadeira com a paginação dos revestimentos, além da utilização de cores vivas que tornam o espaço mais divertido. E através de uma janela o refeitório se conecta a copa inserida na praça, nela encontramos máquinas de café, frutas e outros produtos.

Escritório PicPay / Felipe Russo Arquitetura + MM18 Arquitetura - Mesa, Janela, Cadeira
© Luciano Milano Filho

Seguindo pelo andar o layout vai mostrando diversos mesões com caixa de conexão para computadores, posicionados de forma orgânica, onde ninguém tem um lugar fixo, o usuário pode trabalhar onde preferir, tornando o dia a dia do escritório muito mais flexível além da interação dos times que geram aumento na produção. Com essa integração, a FR Arquitetura viu a necessidade de incluir alguns Phone Booths e salas foco para ligações privadas ou para trabalhos que demandam maior concentração.

Escritório PicPay / Felipe Russo Arquitetura + MM18 Arquitetura - Mesa, Cadeira, Viga
© Luciano Milano Filho

Diversas salas de reuniões estão espalhadas pelo andar, algumas com fechamentos em vidro permitindo a passagem de iluminação natural por todo espaço, além de enaltecer a transparência da marca. Há também outras salas com formatos diferentes para reuniões informais ou para trabalhar.

Escritório PicPay / Felipe Russo Arquitetura + MM18 Arquitetura - Cadeira
© Luciano Milano Filho

Uma característica das empresas que lidam com tecnologia é o fato de alguns times passarem a noite no trabalho, na intenção de resolver missões críticas. Foi pensando nesses colaboradores que o Booth Beliche foi desenhado especialmente para PicPay, onde no andar de baixo temos duas salas abertas e no andar superior que pode ser acessado por uma escada lateral existe um espaço mais reservado para trabalhar ou descansar.

Escritório PicPay / Felipe Russo Arquitetura + MM18 Arquitetura - Cadeira
© Luciano Milano Filho

Desenvolver esse projeto foi um desafio, a marca estava em plena expansão e desenvolvimento. Foram apenas 60 dias de obra para construção de 1200m², entregues no prazo prometido. Hoje a PicPay conta com um escritório moderno que permite expansões futuras e ambientes que refletem os ideais que originaram a empresa.

Escritório PicPay / Felipe Russo Arquitetura + MM18 Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Luciano Milano Filho

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:ATLAS OFFICE PARK - BLOCO B - Av. Manuel Bandeira 291 - Vila Leopoldina - São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório PicPay / Felipe Russo Arquitetura + MM18 Arquitetura" 18 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930421/escritorio-picpay-felipe-russo-arquitetura-plus-mm18-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.