Centro de Saúde Oral da Universidade de Queensland / Cox Rayner Architects + Hames Sharley

© Christopher Frederick Jones

Centro de Saúde Oral da Universidade de Queensland / Cox Rayner Architects + Hames Sharley - Mais Imagens+ 15

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  28550
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Armstrong Ceilings, A.G. Coombs, ALPOLIC, AMERIND, Armstrong Flooring, Atlas Schindler, Barben, Bradford, Bradley Corporation USA, Caroma, Clark, Coir Dyed Floor Mats, Cultured Stone, Cutek, Dry Treat, Duce, Galvin Engineering, Geberit, Gregg Brothers, Hafele, +17
© Christopher Frederick Jones

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse Centro de Saúde Oral está localizado no campus médico da Universidade de Queensland, próximo ao Royal Brisbane Hospital. O terreno, ladeado por um parque, fica em frente ao histórico prédio médico da Mayne Medical, com o volume restaurando a simetria do espaço.

© Christopher Frederick Jones

O centro reúne todas as disciplinas de saúde bucal da universidade, incluindo odontologia geral e pediátrica, medicina oral e reabilitação, radiologia oral, ortodontia, periodontia e endodontia. Além disso, presta serviços públicos a pacientes vinculados a instalações hospitalares.

© Christopher Frederick Jones

Uma limitação importante a respeito do entorno patrimonial era que o edifício não deveria estar acima da cúpula do prédio da Mayne Medical. Essa condição fez com que os níveis fossem diminuídos, facilitando vários pontos de interação com o parque. O relacionamento com o parque é aprimorado ainda mais, envolvendo a circulação do edifício em torno da borda, que se abre para os terraços. A parte principal da fachada do parque é um sistema de persianas de madeira dentro da vidraça, que permite a ventilação natural dos corredores.

Planta 01

No topo da inclinação, o edifício se abre para formar um átrio de altura total. Esse espaço coincide com a rota de movimento do campus médico para o hospital e atua como o novo coração do campus. Ele é ativado por meio de uma livraria, biblioteca e cafeteria que conectam a estrutura ao histórico edifício médico. Um grande auditório se abre para o átrio do outro lado.

© Christopher Frederick Jones

A maior parte do volume do edifício é ocupada por salas de simulação clínica, laboratórios pré-clínicos, laboratórios de pesquisa e salas de conferências / seminários. Nosso objetivo era compensar o projeto necessariamente sistemático dessas instalações, envolvendo o exterior em espaços e formas orgânicas, mantendo as árvores existentes em algumas partes e projetando-as em outras para criar espaços sociais com vista para o parque.

© Christopher Frederick Jones

Um outro objetivo ao contrastar a forma rígida e orgânica era incorporar tanto a disciplina quanto a profissão de dentista. Este último é ainda mais acentuado pela materialidade, textura e detalhes dos elementos nos espaços de circulação e ao redor deles, as luzes, por exemplo, são projetadas como abstrações de metal na escola histórica de medicina. Vários desses elementos transmitem interpretações metafóricas relacionadas à odontologia, estendendo-se a formas externas.

Elevação

Embora seja um grande edifício institucional de aproximadamente 30000 metros quadrados, o Centro de Saúde Oral incorpora nossos princípios básicos de estrutura, artesanato, arte e natureza. Esses princípios são comprovadamente traduzidos em uma arquitetura humanista tangível, inevitavelmente orgânica e intrínseca ao seu contexto.

© Christopher Frederick Jones

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Herston QLD 4006, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Saúde Oral da Universidade de Queensland / Cox Rayner Architects + Hames Sharley" [The University of Queensland Oral Health Centre / Cox Rayner Architects + Hames Sharley] 20 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930274/centro-de-saude-oral-da-universidade-de-queensland-cox-rayner-architects-plus-hames-sharley> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.