Biblioteca Pública e Centro Sócio-Cultural / Singular Studio

Biblioteca Pública e Centro Sócio-Cultural / Singular Studio - Mais Imagens+ 34

  • Arquitetos: Singular Studio
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:David Frutos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Armstrong Ceilings, Ardex, Celsa, Cemex, Industrias Imar, Otis, Roca, Saint-Gobain, Sellex, Technal, iGuzzini
  • Arquitetos Responsáveis: J. Moragues, F. Nieto, R. Paternina
  • Outros Participantes: Laura Solbes, Sara Marí, Dionisio Henarejos, Laura Marí
  • Cidade: Xàbia
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© David Frutos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício, concebido com um uso híbrido de Biblioteca Pública e Centro Sócio-Cultural, está localizado no bairro litorâneo de Javea, próximo ao porto. Este é o motivo pelo qual, após uma primeira aproximação, o projeto de arquitetura foi inspirado pelo mar. A fachada metálica vibrante, tem três dimensões e simula o movimento, como a superfície do mar. O tratamento da fachada, como uma pele metálica leve que envolve todo o volume, visa aumentar sua leveza sem tocar a superfície do solo. É uma grande caixa ou gaiola flutuante, uma enorme rede de pesca metálica como as do porto vizinho.

Isométrica

O projeto dá conta de um programa duplo com um único volume compacto de forma retangular, que respeita todos os parâmetros permitidos pelo planejamento urbano local. Há três andares acima do solo e um piso semi-enterrado que dá acesso ao jardim onde está localizado o salão principal do centro sócio-cultural. Uma perfuração no pavimento superior cria um pátio externo, quebrando a uniformidade de volume, junto a uma incisão lateral, que forma a escada externa de evacuação.

© David Frutos

O piso térreo se abre para o exterior através de um fechamento de vidro que alcança entrada, abrigando o programa mais público e o espaço para as atividades das crianças. Os diversos usos da biblioteca são dispostos em níveis mais altos, com luz natural difusa através da pele externa, o que confere um caráter mais privado para a concentração na leitura.

© David Frutos
© David Frutos

Dois grandes vazios internos conectam os três pavimentos principais do edifício, gerando uma sucessão de espaços com uma perspectiva diagonal.

Cortes
Corte

A pele metálica foi especificamente pensada para garantir a entrada do sol durante o inverno,e, ao mesmo tempo, evitar o ganho solar no verão. Com esta estratégia, e também com outras questões bioclimáticas como ventilação cruzada, iluminação biodinâmica, isolamento natural, o edifício obteve a mais alta qualificação de sustentabilidade.

© David Frutos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:03730 Xàbia, Alicante, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca Pública e Centro Sócio-Cultural / Singular Studio" [Public Library and Socio-Cultural Center / Singular Studio] 21 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930228/biblioteca-publica-e-centro-socio-cultural-singular-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.