Centro Comunitário de Naidi / CAUKIN Studio

Centro Comunitário de Naidi / CAUKIN Studio - Imagem 2 de 21Centro Comunitário de Naidi / CAUKIN Studio - Imagem 3 de 21Centro Comunitário de Naidi / CAUKIN Studio - Imagem 4 de 21Centro Comunitário de Naidi / CAUKIN Studio - Imagem 5 de 21Centro Comunitário de Naidi / CAUKIN Studio - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: CAUKIN Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  130
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Katie Edwards
  • Arquitetos Responsáveis: Harrison Marshall, Joshua Peasley, Alden Ching, Andrzej Bak
  • Equipe De Projeto: Harrison Marshall, Joshua Peasley, Alden Ching, Andrzej Bak
  • Clientes: The Naqaqa Giving Foundation, The Jazmin Fund, Naidi Village
  • Engenharia: Centrespace Design
  • Colaboradores: Maria Reyes Bariain, Emily Charlton, Maggie Dalton, Dinjal Damania, Lewis Danielson, Ksenia Davydova, Nikolina Georgieva, Kate Gonashvili, Maddie Griffiths, Ash Kendall, Cassie Li, Nikoleta Petrova, Richard Rothwell, Nadejda Tabakova, Connor Tulip, Lili Wagner, Sabrina Waibel, Janet Wong
  • Patrocinadores: The John Gore Organization, Fulton Hogan Hiways, Spratley & Partners, Centrespace Structural Design, The Pratt Foundation, Vincent Hughes, Susan Rose, Stefan Berner, Sandra Elkins, Cristina and Liam Lynch Family Foundation, Anna Miller, Andrew D. Perlman, The Carl and Renee Landegger Trust, Aaron Siegel, Anna L. Miller, Niamh Blancardi, Salma Aitali, Paul Isaacs, Claire Fordham
  • Cidade: Naidi
  • País: Fiji
Mais informaçõesMenos informações
Centro Comunitário de Naidi / CAUKIN Studio - Imagem 5 de 21
© Katie Edwards

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Vila de Naidi, localizada em Vanua Levu, em Fiji, passou mais de sete anos sem um centro comunitário, desde que o antigo edifício foi fechado por seu mal estado e falta de segurança. Foram anos difíceis, quase uma década sem que a população local tivesse acesso a um espaço de encontro e socialização ou um lugar adequado para realizar seus eventos sociais e culturais. Finalmente, uma organização não governamental local, a Naqaqa Giving Foundation, tomou a frente do projeto e entrou em contato com o CAUKIN Studio para o desenvolvimento de uma proposta para o novo edifício do centro comunitário local. A pequena vila de Naidi conta com uma população de 400 pessoas e 75 famílias, por isso, o principal objetivo do projeto foi criar um espaço flexível onde a comunidade pudesse se reunir e celebrar seus principais eventos, desde funerais até casamentos. Na cultura local de Fiji, o centro social de uma vila opera como o coração da vida coletiva e o principal elemento de referência para a vida em comunidade.

Centro Comunitário de Naidi / CAUKIN Studio - Imagem 9 de 21
© Katie Edwards

Durante o processo de projeto, desenvolvido com a colaboração da comunidade local, ficou claro para os arquitetos que seria necessário construir um espaço flexível, um lugar onde fosse possível realizar as mais diversas atividades, desde encontros informais, oficinas de artesanato até celebrações e eventos diversos. O CAUKIN Studio acredita que ter um espaço como este à sua disposição, é vital para o desenvolvimento social de uma comunidade.

Centro Comunitário de Naidi / CAUKIN Studio - Imagem 6 de 21
© Katie Edwards
Centro Comunitário de Naidi / CAUKIN Studio - Imagem 15 de 21
Planta - térreo
Centro Comunitário de Naidi / CAUKIN Studio - Imagem 11 de 21
© Katie Edwards

O projeto foi concebido como um cenário, um palco elevado que funciona como um espaço de referência para os moradores da pequena vila de Naidi. Suas três grandes portas principais, operáveis através de um sistema de roldanas e contrapesos, podem ser completamente abertas para criar uma maior continuidade  entre o interior do centro comunitário e a praça central do vilarejo. Através de seu pé direito generoso e a inclinação da cobertura do pavilhão, a ventilação natural no interior do edifício é facilitada, favorecendo o efeito chaminé, expelindo o ar quente através das aberturas permanentes na parte superior das fachadas. Esta estratégia proporciona melhores condições de conforto no interior do edifício ainda mesmo nos dias mais quentes do ano. Esta combinação entre elementos vazados e grandes aberturas de vidro acabam por criar um espaço naturalmente iluminado, melhorando as condições globais de conforto no interior do edifício. A estrutura por sua vez - construída completamente a partir de materiais locais-, foi concebida através de um sistema inovador capaz de resistir aos ventos fortes e ciclones que frequentemente passam por esta região do Pacífico Sul. Estas características únicas, fazem deste projeto um modelo que futuramente poderá ser replicado em toda a extensão do país. O conceito estrutural do edifício foi desenvolvido pelo Centrespace Design, escritório que tem trabalhado em parceria com o CAUKIN ao longo dos últimos quatro anos.

Centro Comunitário de Naidi / CAUKIN Studio - Imagem 12 de 21
© Katie Edwards
Centro Comunitário de Naidi / CAUKIN Studio - Imagem 17 de 21
Corte BB
Centro Comunitário de Naidi / CAUKIN Studio - Imagem 7 de 21
© Katie Edwards

O projeto foi construído em apenas oito semanas por uma equipe composta por vinte arquitetos e estudantes de arquitetura do mundo todo com a participação de trinta moradores de Naidi. O projeto do Centro Comunitário da Vila de Naidi é o resultado de um processo colaborativo desenvolvido ao longo de seis meses, o qual contou com a participação da comunidade local em todas as etapas do projeto. Grande parte do detalhamento foi sendo realizado simultaneamente à construção do edifício, enquanto todos os trabalhadores estiveram morando e compartilhando seu conhecimento com toda a comunidade de Naidi.

Centro Comunitário de Naidi / CAUKIN Studio - Imagem 2 de 21
© Katie Edwards

O CAUKIN Studio contou ainda com a participação do The Jazmin Fund, uma instituição de caridade mantida pela Fundação Naqaqa Giving. O Jazmin Fund, dirigido por Jazmin Grace Grimaldi, ajudou a inserir o conceito de cenário no projeto do edifício a partir de sua experiência com as artes cênicas. A intenção era criar um espaço que permitisse à comunidade de Naidi se expressar de maneira criativa, fornecendo uma estrutura suficientemente segura para abriga a maioria dos moradores durante as piores tempestades.

Centro Comunitário de Naidi / CAUKIN Studio - Imagem 4 de 21
© Katie Edwards

Desde que foi inaugurado, o centro comunitário passou a organizar uma série de eventos como pequenos shows de música e dança, oficinas de artesanato, leituras para as crianças além de casamentos e funerais. Os artesãos locais também registraram um incremento significativo no número de vendas devido a atração de novos clientes depois da inauguração do novo edifício. Além disso, o centro comunitário passou a ser utilizado como jardim de infância, atendendo uma turma de dezessete crianças todos os dias.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Naidi Village, Vanua Levu, Fiji

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Comunitário de Naidi / CAUKIN Studio" [Naidi Community Hall / CAUKIN Studio] 13 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929813/centro-comunitario-de-naidi-caukin-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.