Residência Amaranto Tulum / Studio Arquitectos

Residência Amaranto Tulum / Studio Arquitectos - Mais Imagens+ 21

Tulum, México
  • Arquitetos: Studio Arquitectos; Studio Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  463
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias :Pablo García Figueroa
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hansgrohe, AutoDesk, BOSE, Chukum, Cocinas Palma Merida, Google, Santa Cruz Woodworks, Tiendas locales - Quintana Roo, Viking, West Elm Cancún
  • Arquitetos Responsáveis : Eduardo Garcia, Pablo García, Miguel Angel Cervantes, José Martin Amate, Ivan Guzmán
  • Equipe De Desenho: Margarita Lopez, Paulina Palestina, Jesús Castañeda
  • Equipe De Construção : Studioarqs, Ivan Guzmán, Miguel Nahuat, Daniela Verón, Jose Carlos Rodriguez
  • Clientes: Horacio Bustos, Teresa Bustos
  • Cidade: Tulum
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Pablo García Figueroa

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência, localizada em Tulum, pretende funcionar como casa de descanso para um casal que procura sair da agitação diária da cidade e morar no Caribe mexicano, apreciando a natureza que inunda a paisagem de Tulum. O eixo norteador do projeto gira em torno da paixão dos clientes: a experiência resultante de cozinhar, viver e compartilhar com a família e os amigos. O deslocamento da casa faz com que ela se insira no lado leste do terreno, aproveitando a área verde de amortecimento que temos a oeste, criando a sensação de maior abertura das áreas naturais, diretamente relacionadas aos espaços interiores, sendo essa uma das principais intenções do projeto.

© Pablo García Figueroa
Planta - térreo
© Pablo García Figueroa

A arquitetura pode ser vista em escala humana e suas diferentes perspectivas nos permitem apreciar a conjunção do construído com o natural. A primeira perspectiva apresentada na fachada principal é composta por uma treliça de madeira da região que delimita o espaço visual do jardim e abraça a natureza e a arquitetura, tornando-se um elemento de design único devido ao contraste da curva em relação à horizontalidade geral da volumetria. Desde que se adentra à casa, é possível perceber a iminente abertura dos espaços, com árvores que passam pelos volumes, janelas que se abrem por dentro e por fora, permitindo a coexistência de todas as áreas em estreita relação.

© Pablo García Figueroa

O processo de escolha dos materiais da casa foi de especial importância, pois eles tiveram que corresponder ao forte caráter de texturas e cores da região, bem como à força de trabalho local. O calcário, exclusivo por seus tons naturalmente claros, acentua algumas paredes interiores e exteriores; no ambiente interior destaca-se a aplicação de cimento polido com chukum, que é um polimento típico da área obtido com o extrato ou resina a partir de uma árvore endêmica que leva o mesmo nome. As madeiras das árvores zapote e tzalam estrelam as estruturas e os detalhes da carpintaria que aquecem o ambiente dos materiais.

© Pablo García Figueroa

O contraste na cor vermelha ocre reflete o caráter do volume principal e faz referência às propriedades da península de Yucatán, caracterizadas pelo excelente uso da cor que dá alegria e tempero à sua arquitetura. As atividades diárias da casa são fragmentadas nos três níveis deslocados onde a distribuição busca um uso confortável, bem como a separação entre áreas públicas e privadas. No térreo, temos transparência, abertura total de espaços, todas as áreas sociais inter-relacionadas; no primeiro nível, abrigam-se os espaços íntimos e privados, de modo que o volume que os recebe se abre apenas para enquadrar visuais importantes, assim como para a livre circulação de ventilação dos interiores com seus os cantos voltados para o norte abertos completamente para esse fim.

© Pablo García Figueroa

Finalmente, o telhado é apresentado como uma continuação das áreas sociais, uma área dedicada ao desenvolvimento da culinária, mas focada na churrasqueira, um espaço aberto que possui uma pérgola que permite ser desfrutada durante o dia, uma área de lounge aberta com uma pequena piscina voltada para o oeste concentrando assim a energia em direção ao pôr do sol e em uma perspectiva cercada pela vegetação do local. É assim que a residência Amaranto convive com o entorno, projetada para promover experiências sociais na integração de seus espaços interiores e exteriores, criando uma atmosfera que busca refletir a essência dos materiais da região, em equilíbrio com o contexto imediato da selva de Tulum.

© Pablo García Figueroa
Corte A
© Pablo García Figueroa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Amaranto Tulum / Studio Arquitectos" [Casa Amaranto Tulum / Studio Arquitectos] 05 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929505/residencia-amaranto-tulum-studio-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.