Casa Las Caballerizas / Carolina Vago Arquitectura

Casa Las Caballerizas / Carolina Vago Arquitectura - Mais Imagens+ 36

  • Arquitetos: Carolina Vago Arquitectura; Carolina Vago Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gonzalo Viramonte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Calcarte Salta, Castellani Vidrios, JOHNSON, Robinet, Sanitarios Ferrum
  • Equipe De Projeto: Camila Cornejo, Lucia Spatafora
  • Estruturas Metálicas: Santiago Esquiu
  • Cálculo Estrutural: Maria Marta Alemán
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Gonzalo Viramonte

“Las Caballerizas” é uma casa de final de semana construída a partir da reciclagem de um antigo estábulo. Nesta obra, as plantas iniciais foram apenas um ponto de partida para começar a sonhar. Os processos de desenho, construção, reconstrução e readequação foram fruto de um trabalho artesanal, onde todos os que participaram ajudaram a construir o espírito dessa obra, a definir os detalhes e cada canto da casa. "Construir um rancho" onde pudesse passar um final de semana com todos os seus filhos e netos foi o pedido do cliente. Recuperar este lugar onde havia passado sua infância.

© Gonzalo Viramonte
Planta - Térreo
© Gonzalo Viramonte

A premissa foi restaurar a construção original de pedra e mantê-la, apesar do mal estado em que se encontrava. Reciclar e readequar mantendo a essência e o espírito. Outro condicionante fundamental para o projeto foi a paisagem protagonista do entorno. Como integrar essa paisagem e a natureza à vida do rancho? Como fazê-los participantes da vida social que se acontecerá, sem perder a sensação de resguardo que seus largos muros de pedra proporcionavam.

© Gonzalo Viramonte

Com os cavalos como testemunhas do processo, o projeto foi tomando forma. Optou-se por utilizar cada um dos boxes como dormitórios, banheiros e uma pequena área de estar. Respeitando os materiais originais no térreo e sua disposição, conservando inclusive os bebedouros dos cavalos. O esquema do pátio central original foi mantido. A área social foi localizada em um pavilhão metálico no pavimento superior aproveitando os desníveis do terreno. Ela é constituída por um grande espaço de cozinha, estar, sala de jantar e galeria que se abre para fora através de grandes janelas e se vincula com o terreno por meio de uma ponte de chapa dobrada, que se integra com uma varanda de pedra com churrasqueira e forno de barro sob a sombra das árvores.

© Gonzalo Viramonte
Corte AA
© Gonzalo Viramonte

Este novo volume construído com estrutura metálica e vidro se apoia sobre a construção original marcando duas funções diferentes e duas épocas de construção muito diferentes. Passado e presente convivem em harmonia, junto a paisagem e a família de três gerações que enche os espaços de risadas e encontros.

© Gonzalo Viramonte
Corte BB
© Gonzalo Viramonte

Em relação aos materiais utilizados, para o volume metálico no pavimento superior optou-se por materiais de fácil manutenção, além da preocupação de poder fechar toda a casa durante os dias em que não está sendo usada. No térreo existente e o conjunto, optou-se por manter o espírito da construção original e do lugar através de materiais, detalhes e equipamentos que o transmitissem e fossem coerentes com ele.

© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Las Caballerizas / Carolina Vago Arquitectura" [Casa las caballerizas / Carolina Vago Arquitectura] 04 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929458/casa-las-caballerizas-carolina-vago-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.