Casa Bunjob / NPDA Studio + Nutthawut Piriyaprakob

Casa Bunjob / NPDA Studio + Nutthawut Piriyaprakob - Mais Imagens+ 24

Koh Phangan, Tailândia
  • Arquitetos: NPDA Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Another Space
  • Arquiteto Responsável: Nutthawut Piriyaprakob
  • Engenharia Estrutural: Apisit Chawacharoen
  • Cidade: Koh Phangan
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
© Another Space

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Bunjob está localizada no meio da plantação de coco tropical na ilha de Phangan. A cor principal usada na casa foi o cinza pálido devido aos principais materiais, como o concreto. O projeto buscou uma harmonia do edifício com os troncos dos coqueiros da plantação ao redor.

© Another Space

O edifício foi projetado com seu lado longitudinal de frente para a vista do jardim dos coqueiros, a leste. No lado oeste, mais quente, ficam os banheiros. A parede do pavimento superior do lado sul foi projetada para ser sólida. Ela pode bloquear o sol quente do sul e também projetar sombra para o térreo.

© Another Space

A parede do térreo do lado norte foi projetada para ser sólida também, oferecendo mais privacidade do lado da rua. Já o segundo andar é mais aberto e os usuários podem ver a montanha de cima.

© Another Space

A forma arquitetônica da casa foi projetada para ter unidades separadas, o que permite que o vento que vem do mar flua sem problemas pelo desenho curvilíneo. Na estação das tempestades, as lacunas entre cada unidade ajudam a reduzir o forte fluxo de vento que atinge as grandes janelas de vidro.

Planta Baixa - Térreo

O telhado foi projetado para conectar-se com a parede de concreto e descer do lado sul. Assim, a água da chuva flui pela parede de cada unidade e é coletada no espelho d'água.

© Another Space

O telhado foi projetado para abrir-se ao céu na conexão com a parede de concreto e a extremidade do telhado em cada unidade, a fim de obter luz indireta do lado norte e sul. Essas lacunas resultam num belo efeito de luz e sombra na superfície da parede de concreto.

© Another Space

A laje de concreto foi projetada para ser apoiada por 2 colunas e 1 parede em cada unidade. Isso permite que os usuários tenham uma grande abertura em um lado, ao mesmo tempo que garante-se um espaço de privacidade para dormir no lado da parede. Essa abordagem também é aplicada no pavimento superior.

© Another Space

Os detalhes dos padrões nas paredes e lajes de concreto aparente estão igualmente alinhados com o discurso local, assim como o uso de madeira de coqueiro no canteiro de obras que, quando removidas, deixam marcado um padrão de coqueiro, comunicando um personagem nativo da ilha Phangan.

Elevação

Foi também utilizado o bambu para decorar a fachada. Para usar o bambu na construção, é necessário tratá-lo contra insetos.O bambu foi tratado naturalmente imergindo-o no mar por 2 semanas e depois expondo-o ao sol. A água do mar tem a capacidade de reduzir o doce dentro do bambu, que é alimento para os insetos.

© Another Space

O edifício é composto por 2 andares e oito cômodos. Cada cômodo é composto por um dormitório, um banheiro e uma cozinha. Todas as unidades foram projetadas para serem conectadas ocasionalmente pela ponte em cada andar. Essa estratégia de projeto possibilitou tornar o espaço flexível e acomodar diferentes quantidades de usuários.

© Another Space

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Thong Sala, Koh Phagnan, Surat Thani, Tailândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Bunjob / NPDA Studio + Nutthawut Piriyaprakob" [Bunjob House / NPDA Studio + Nutthawut Piriyaprakob] 10 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929350/casa-bunjob-npda-studio-plus-nutthawut-piriyaprakob> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.