Capela de Nova Serrana / Kruchin Arquitetura

Capela de Nova Serrana / Kruchin Arquitetura - PortaCapela de Nova Serrana / Kruchin Arquitetura - Imagem 3 de 14Capela de Nova Serrana / Kruchin Arquitetura - Escada, CorrimãoCapela de Nova Serrana / Kruchin Arquitetura - Imagem 5 de 14Capela de Nova Serrana / Kruchin Arquitetura - Mais Imagens+ 9

Nova Serrana, Brasil
  • Arquitetos: Kruchin Arquitetura; Kruchin Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  197
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Daniel Ducci
  • Arquiteto Responsável: Samuel Kruchin
  • Coordenação: Peter Ribon, Aline Stievano, Cristiane Souza Gonçalves
  • Colaboradores: Lucas Leite, Larissa Carrelli, Ana Carolina Ribeiro
  • Estrutura : NG Engenharia
  • Cidade: Nova Serrana
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Capela de Nova Serrana / Kruchin Arquitetura - Imagem 6 de 14
© Daniel Ducci

Descrição enviada pela equipe de projeto. A imagem no teto da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, Minas Gerais, provocou impacto e ficou na memória do adolescente que, pela primeira vez, entrava no templo construído no século 18, sobretudo porque o cordeiro e a cruz ali retratados invertiam de posição à medida que se caminhava para os fundos da nave. Quase duas décadas depois, o arquiteto Samuel Kruchin voltou a Ouro Preto para apresentar um trabalho e retornou à igreja também para procurar entender como aquilo acontecia. Durante a visita, transferiu para o papel a geometria que criava a sensação.

Capela de Nova Serrana / Kruchin Arquitetura - Imagem 8 de 14
© Daniel Ducci

Anos depois, a Kruchin Arquitetura foi contratada para desenvolver o plano diretor de um condomínio residencial de alto padrão que seria implantado em Nova Serrana, cidade da região centro-oeste daquele estado. O trabalho envolveu, além do parcelamento do solo, a definição da posição de alguns elementos de uso comum do condomínio. Em 2010, Samuel convenceu o incorporador responsável pelo empreendimento a implantar no condomínio uma capela de caráter ecumênico. Kruchin recuperou o croqui esquemático que fizera da geometria do interior da igreja barroca, tomando-o como matriz para o projeto da capela. Dessa forma, pode-se dizer que o templo de Nova Serrana traz, nas formas, a essência da Nossa Senhora do Pilar.

Capela de Nova Serrana / Kruchin Arquitetura - Escada, Corrimão
© Daniel Ducci
Planta
Capela de Nova Serrana / Kruchin Arquitetura - Imagem 10 de 14
© Daniel Ducci

A edificação foi construída à beira de uma represa que pode ser observada de quase todos os terrenos. Mais que um espaço para práticas religiosas, a edificação – que é, ao mesmo tempo, construção e escultura – sugere reflexão, tornando-se um espaço para onde os moradores se dirigem em busca de tranquilidade. A capela possui uma base elíptica com as paredes inclinadas e forro convexo resultando numa composição onde as curvas se manifestam em várias direções. Para dar forma ao templo, recorreu-se essencialmente ao concreto, explorando as possibilidades do material que moldou-se como se internamente a construção fosse constituída por um único plano.

Capela de Nova Serrana / Kruchin Arquitetura - Imagem 5 de 14
© Daniel Ducci
Corte
Capela de Nova Serrana / Kruchin Arquitetura - Imagem 7 de 14
© Daniel Ducci

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nova Serrana - State of Minas Gerais, 35519-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Capela de Nova Serrana / Kruchin Arquitetura" 16 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928519/capela-de-nova-serrana-kruchin-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.