Casa no lago / Jurek Brueggen + Kosa Architects

Casa no lago / Jurek Brueggen + Kosa Architects - Mais Imagens+ 21

Werder, Alemanha
  • Arquitetos: Jurek Brueggen, Kosa Architects; Jurek Brueggen, Kosa Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jurek Brüggen
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Eins und Viele, GRAPHISOFT
© Jurek Brüggen

Descrição enviada pela equipe de projeto. No ponto mais alto da Ilha Werder, perto de Berlim, existem quatro edifícios de estilos muito diferentes: um Belvedere Neogótico, uma villa Art Déco, um edifício com uma fachada neoclássica anexada e um bangalô típico da República Democrática da Alemanha Oriental. O projeto da Casa do Lago está situado em uma encosta de frente para o rio Havel. Aninhado entre as quatro outras casas, conta a história de uma pedra encontrada, como sempre, sem estilo ou forma, que foi convertida em casa. A pedra é um corpo de concreto escavado no qual as aberturas foram cortadas.

© Jurek Brüggen
Planta - Verão
© Jurek Brüggen

Em contraste com o bloco de concreto sólido, o restante das estruturas foi feito de madeira. Todos os materiais de construção permanecem visíveis. Paredes divisórias independentes de madeira subdividem o interior e caixilhos de madeira protegem contra o clima, enquanto o segundo pavimento recebe um telhado com uma estrutura também de madeira, formando uma espécie de pavilhão. O terraço circundante oferece vista para o rio Havel que passa, ao mesmo tempo que uma escada de madeira, que também serve como estante de livros, conecta os dois andares. As grandes portas de correr dão acesso à piscina de pedra ao ar livre e ao jardim que desce até o rio.

© Jurek Brüggen

A casa no lago é usada de maneira diferente, dependendo da estação. No inverno, os moradores se retiram para o pavimento térreo, enquanto que no verão, o pavilhão e o terraço são adicionados, duplicando a área útil. A cozinha móvel se move com os moradores. As portas dobráveis abrem o pavilhão nos meses mais quentes e fecham nas estações mais frias. Uma janela deslizante horizontal separa o pavilhão do nível do jardim no inverno. Condensar o espaço de vida no inverno economiza recursos, construção e custos de aquecimento. O isolamento é reduzido ao nível do jardim e os lados norte, leste e oeste estão enterrados na encosta. A camada de terra fornece à casa um isolamento adicional.

© Jurek Brüggen

A irradiação de calor do nível de baixo possibilita o uso do pavilhão como conservatório de plantas nas estações mais frias. A sala fechada e sem aquecimento serve como uma camada extra de isolamento para o piso do jardim. O conceito de vida sazonal traz uma técnica cultural e milenar para os dias atuais. Ao contrário das casas convencionais de economia de energia, que se isolam do ambiente, mostra como podemos efetivamente conservar recursos enquanto vivemos de maneira sustentável em conexão com o meio ambiente. O conceito sazonal é uma estratégia para uma vida sustentável em um período de regulamentações excessivas de isolamento.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa no lago / Jurek Brueggen + Kosa Architects" [Haus am See – House by the Lake / Jurek Brueggen + Kosa Architects] 06 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928146/casa-no-lago-jurek-brueggen-plus-kosa-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.