Pequena habitação bioclimática / ARKKE

Pequena habitação bioclimática / ARKKE - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: ARKKE; ARKKE
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  85
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Antonio Vázquez
© Antonio Vázquez Sotelo

Descrição enviada pela equipe de projeto. A premissa para este projeto era projetar uma pequena casa, altamente eficiente, capaz de aproveitar ao máximo um lote estreito com vistas da baía de Arosa. O ponto forte do lote é, além das vistas mencionadas, sua posição elevada na via de acesso, o que facilitou a abertura das fachadas em direção às orientações desejadas sem comprometer sua privacidade.

© Antonio Vázquez Sotelo
Planta
© Antonio Vázquez Sotelo

O pequeno tamanho da casa e as limitações econômicas nos levaram a criar um volume relativamente compacto, mas aberto para as vistas através do volume da varanda que se estende lateralmente formando os beirais da cobertura, elementos que contribuem efetivamente para o bom desempenho energético da habitação, pois protege as aberturas da radiação solar direta do verão, mas, permite ser banhado pelo sol no inverno. Todo o envelopamento foi resolvido com um sistema de isolamento externo, exceto as fachadas sul e leste, que são protegidas pelos beirais e resolvidas com uma pele de madeira ventilada.

© Antonio Vázquez Sotelo
Corte A
© Antonio Vázquez Sotelo

O programa habitacional, no térreo, é composto por uma sala de estar com cozinha, dois quartos, um banheiro e uma sala de instalações e, exceto nos dois últimos pavimentos, todos os espaços apreciam a vista. A estrutura de madeira reforçou o comportamento para diminuir a transmissão térmica bem abaixo do máximo permitido, contribuindo também para melhorar a qualidade ambiental graças ao seu bom comportamento higrométrico e de ventilação.

© Antonio Vázquez Sotelo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Pequena habitação bioclimática / ARKKE" [Pequeña vivienda bioclimática / ARKKE] 08 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927676/pequena-habitacao-bioclimatica-arkke> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.