Edifício Magdalena / HERNANDEZDELAGARZA

Edifício Magdalena / HERNANDEZDELAGARZA - Mais Imagens+ 28

Cidade do México, México
  • Arquitetos: HERNANDEZDELAGARZA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Firenze, Helvex, Kone, Llano de la Torre, Línea española, Mármoles Ponzanelli
  • Arquiteto Responsável: Jorge Hernández de la Garza
  • Equipe De Projeto: Miguel Angel Loyola, Alin Gamboa, Verónica Quiroz, Georgette Wilthew
  • Clientes: Grupo FG2
  • Engenharia: Miguel Angel Arriaga, Mauricio Gutierrez
  • Consultoria: Luis Gutierrez
  • Cidade: Cidade do México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Cortesía de HERNANDEZDELAGARZA

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício Magdalena está localizado na Colonia del Valle da Cidade do México; cuja urbanização ocorre no início do século XX, a região teve um desenvolvimento lento até 1920, quando a Avenida dos Insurgentes foi ampliada e pavimentada, e começaram a ser construídas casas enormes. Na década de 1960, a área já estava completamente urbanizada, onde predominavam as mansões habitadas por espanhóis que migraram para o México.

Cortesía de HERNANDEZDELAGARZA
Cortesía de HERNANDEZDELAGARZA

Com o tempo e devido ao aumento do valor das propriedades, Colonia del Valle está em processo de reconversão do uso da terra, de modo que muitas de suas casas foram transformadas em edifícios residenciais. Nesse caso em particular, existiam duas casas que foram demolidas e, posteriormente, houve uma fusão de terrenos para obter uma área total de 485m2.

Cortesía de HERNANDEZDELAGARZA

Devido a essas mudanças, tanto no uso do terreno quanto na chegada de novas gerações, o prédio de dez apartamentos possui tipologias diferentes que não são apenas diferenciadas em seu programa arquitetônico, mas também no resultado formal expressado no traçado do volume de concreto aparente que é organizado com eixos que nascem do estacionamento, criando uma grade que expressa muito claramente o sistema de construção baseado em paredes rígidas e lajes de concreto. Deste modo, elas abrigam: dois apartamentos simples no térreo, cinco apartamentos duplex com terraços de altura dupla nos níveis intermediários e três coberturas com jardim privativo.

Cortesía de HERNANDEZDELAGARZA
Cortesía de HERNANDEZDELAGARZA

As fachadas do edifício respondem a uma leitura do contexto e sua orientação em um terreno com três frentes. A fachada norte possui pequenas aberturas que permitem ventilar parte dos serviços e negar a vista para a rua mais estreita.

Cortesía de HERNANDEZDELAGARZA

As fachadas sul e leste são as mais abertas, não apenas porque capturam a maior quantidade de luz natural no interior dos apartamentos, mas também porque têm vista para as árvores da avenida. A vegetação nos terraços do edifício busca a integração dessas árvores e visa expandir a relação com seu contexto a partir do interior.

Cortesía de HERNANDEZDELAGARZA

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Colonia del Valle, Cidade do México, CDMX, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Magdalena / HERNANDEZDELAGARZA" [Edificio Magdalena / HERNANDEZDELAGARZA] 05 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927666/edificio-magdalena-hernandezdelagarza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.