Residência El Cielo / Ricardo de Castro

Residência El Cielo / Ricardo de Castro - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Ricardo de Castro
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  315
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Sebastián Franco
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alutions, AutoDesk, Avanti, Chaos Group, ESWindows, Tecnoglass, Trimble
  • Arquiteto Responsável: Ricardo de Castro
  • Clientes: Ezequiel Barrios
  • Engenharia : Nilson Reyes
  • Paisagismo: Ricardo de Castro
  • Consultoria: Victor Barrios
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
© Sebastián Franco

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nas profundezas das montanhas colombianas da Serra Nevada se esconde um projeto residencial especial. Localizado na Vereda Bella Vista, via San Lorenzo, a uma altura de 1890 m, esta casa de dois pavimentos é construída para uso no período de férias que reflete a beleza da terra indígena ancestral com luxos e conforto atual, caracterizada por sua vista impetuosa e cercada pelo véu branco da cidade com suas nuvens que geram a sensação de que a casa está flutuando no céu. O projeto foi concebido na interação de dois volumes deslocados horizontalmente, adaptando-se à topografia da montanha e alcançando uma sobreposição entre o espaço interior e o exterior. Sua implementação na direção nordeste permite a abertura total da paisagem, o uso de ventos e uma insolação moderada, tanto durante o dia quanto à tarde.

© Sebastián Franco
Corte CC
© Sebastián Franco

O nível de acesso de 78,68 m2, cercado por um terraço de 47,40 m2, contém um dos elementos mais marcantes da casa, uma lareira central, em cujos lados estão a cozinha aberta, a sala de jantar e a sala de estar. Ela foi feita em estilo contemporâneo, com materiais nativos da região, como pedra e madeira. O acesso ao segundo nível, de 189,01 m2, é feito através de uma escada em espiral inteiramente em aço, que confere acesso aos dois dormitórios, ao pátio interno e ao amplo terraço verde. Cada dormitório possui um banheiro separado com chuveiro e vaso sanitário que, devido às suas grandes janelas, geram a sensação de ambiente externo. O uso de materiais como madeira e vidro segue com o conceito de se misturar com o entorno. Além disso, cada um possui terraços independentes localizados nas laterais da casa com 16,4 m2 cada. O terraço de 62,47 m2 compreende uma das áreas de reunião familiar, onde se destacam o piso de grama artificial, a projeção da chaminé e os móveis coloridos.

© Sebastián Franco
Planta - primeiro nível
© Sebastián Franco

Os acabamentos das paredes exteriores e parte da lareira no interior são feitos em pedra, o restante das paredes com gesso e tinta cinza clara e os banheiros com Fosil White e Mt Line Natural. Os pisos exteriores e interiores e rodapés de porcelana são do tipo madeira Amazônia Fresno. As esquadrias de alumínio grafite, grades de ferro e vidro transparente, portas de acesso em vidro e madeira. Móveis fixos no bar e cozinha. A estrutura de aço é baseada em perfis metálicos  grafite. A residência, com uma altura total de 6,50 m, compreende uma arquitetura em que se destaca a transparência na fachada contínua de vidro de 2,80 m de altura por andar. Esse é um dos elementos arquitetônicos mais importantes, pois não apenas permite a entrada de luz natural, minimizando o consumo de energia elétrica, mas também vincula os espaços exteriores ao interior, contribuindo para a criação de ambientes descontraídos da caótica vida cotidiana.

© Sebastián Franco

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência El Cielo / Ricardo de Castro" [Casa El Cielo / Ricardo de Castro] 29 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927223/residencia-el-cielo-ricardo-de-castro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.