Hotel SantaCreu na ilha de Tabarca / Diego López Fuster + Subarquitectura

Hotel SantaCreu na ilha de Tabarca / Diego López Fuster + Subarquitectura - Mais Imagens+ 27

  • Clientes: Familia Santacreu
  • Engenharia Estrutura: Eduardo Díez
  • Engenharia Instalações : David Berenguer
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Jesús Granada

Descrição enviada pela equipe de projeto. Tabarca é a menor ilha habitada do Mediterrâneo, com apenas 30 ha de superfície. Embora tenha sido visitada desde os tempos antigos, a origem de sua ocupação e sua trama urbana são no século XVIII, quando uma cidade fortificada foi construída para fins militares.

Cortesía de Subarquitectura

O objetivo do projeto é integrar-se de forma mais respeitosa possível no contexto, respeitando as volumetrias estabelecidas pelo planejamento sem alterar o caráter arquitetônico e paisagístico da região, qualificada como conjunto histórico-artístico. 

© Jesús Granada
© Jesús Granada

A construção do hotel pode significar também uma nova sensibilidade em relação ao delicado contexto - tanto urbano como paisagístico - da ilha provocando um impacto positivo na mudança do modelo turístico em direção a um cenário menos massificado. Tratamos, portanto, de responder tipologicamente a esse novo uso do alojamento temporário coletivo, essa espécie de casa maior e mais pública. 

© Jesús Granada

Da moradia tradicional local pretende-se reproduzir sua fluidez por meio de uma concatenação de caminhos e espaços que conectam as plantas através de meios níveis e vistas diagonais internas, desenvolvendo um percurso contínuo desde o acesso até a cobertura. A ausência de corredores cria relações através de espaços generosos. O ambiente de pé-direito duplo no térreo liga-se na diagonal a um grande distribuidor no primeiro andar, iluminado no alto por duas claraboias.

© Jesús Granada

Destaca-se o tamanho da porta de entrada: um grande vão que busca a percepção da edificação como algo mais público, uma grande treliça que cria um espaço anterior aberto à rua e ventilado.

A fachada apresenta, além da ampla rede de acesso, uma composição simples e oca, com uma janela no térreo e varandas no primeiro andar. Por sua vez, a fachada posterior possui uma composição de aberturas verticais iguais em ambos os pavimentos, com treliças como filtro visual e proteção no térreo e varandas no andar superior.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

Quanto à distribuição, no térreo há um grande espaço comum em sua área frontal, que atua como recepção e espaço para serviços comuns. Este ambiente permite organizar o funcionamento geral do hotel e, graças ao hall de entrada externo e ao amplo vão de acesso, permanece naturalmente iluminado e ventilado. O lado norte do térreo é reservado para 3 salas, que são acessadas por seu próprio distribuidor.

© Jesús Granada

No primeiro andar, o espaço do distribuidor dá acesso aos 7 quartos restantes: 5 da própria planta (2 ao sul e 3 ao norte) e 2 que recebem acesso por escadas independentes que vão até o térreo coberto, criando mais 2 quartos generosos, semelhantes ao tipo de quarto ou "estància de més amunt" da tradicional casa tabarquina.

O projeto, finalmente, se materializou buscando integrar os materiais tradicionais presentes no contexto da ilha, entendendo a construção do hotel como um conjunto de soluções construtivas já historicamente testadas em termos de durabilidade, manutenção e funcionalidade. Trata-se de reinterpretar a execução desses materiais em direção a uma maneira mais contemporânea de entender “o construído”.

© Jesús Granada

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Isla de Tabarca, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel SantaCreu na ilha de Tabarca / Diego López Fuster + Subarquitectura" [Hotel SantaCreu en la isla de Tabarca / Diego López Fuster + Subarquitectura] 25 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926844/hotel-santacreu-na-ilha-de-tabarca-diego-lopez-fuster-plus-subarquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.