Centro Comunitário de Hongje / Simplex Architecture

Centro Comunitário de Hongje / Simplex Architecture - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: Simplex Architecture; Simplex Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  194
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yusub Song
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DuraVent
  • Líderes De Projeto: Greg ChungWhan Park, Sanghun Song
  • Arquiteto Coordenador: Eun Seon Jung
  • Arquitetos Responsáveis: JD Architects
  • Cidade: Seodaemun-gu
Mais informaçõesMenos informações
© Yusub Song

Descrição enviada pela equipe de projeto. Hongje-dong tem uma população idosa relativamente grande. Em frente às casas existentes, os idosos costumavam sentar nos bancos e passar um tempo juntos. O recém construído Centro Comunitário de Hongje foi planejado para servir como um espaço comunitário para esses idosos, bem como um equipamento público para os residentes locais.

© Yusub Song
Planta - Térreo
© Yusub Song

O edifício foi extrudado de uma forma quadrada simples, e o volume superior foi levemente inclinado para o oeste. Como resultado, a varanda do segundo andar foi criada naturalmente no topo da volumetria inferior, que é empurrada para o lado leste; a cobertura foi formada pelo volume superior que se projeta para o lado oeste. Sob a cobertura, há um deck de madeira que é conectado ao espaço aberto localizado no lado oeste do edifício. Este é um terraço público onde as pessoas podem se reunir e descansar. Isso criará um cenário semelhante àquele do passado, quando os idosos costumavam sentar-se em frente às casas antes da construção do centro comunitário.

© Yusub Song

As casas existentes tinham telhas antigas feitas de cimento. Para manter a materialidade dos edifícios existentes, foram utilizados tijolos de concreto como material principal de revestimento. A grande janela de canto do lado leste e norte articula o volume que foi empurrado em direção ao oeste com mais clareza. A porta com aletas de madeira na entrada principal pode ser totalmente aberta conforme necessário ou fechada quando o térreo não estiver sendo usado. Isso satisfaz tanto a funcionalidade quanto a estética.No lado esquerdo da entrada principal, há uma escada vertical em direção ao primeiro pavimento, onde um padrão versátil de sombras é criado pela luz do sol que passa pela claraboia com persianas metálicas.

© Yusub Song
Corte
© Yusub Song

O térreo é designado aos idosos. A entrada para o banheiro masculino, localizada no sul, consiste em duas grandes portas de correr. Quando a porta está fechada, ela atua como parede e, quando totalmente aberta, a sala de estar e o banheiro masculino são abertos como um único espaço. A sala de estar está conectada ao terraço oeste através de uma porta dobrável que, quando está totalmente aberta, desfaz o limite entre o interior e o exterior. O primeiro pavimento foi planejado como área pública dos moradores, que pode ser usada como café ou abrigar uma variedade de eventos, como palestras, atividades físicas, etc. Aletas brancas instaladas no teto do primeiro andar complementa a simplicidade das grandes janelas abertas nos três lados da sala.

© Yusub Song

O Centro Comunitário de Hongje fornecerá um espaço onde os residentes locais poderão se encontrar, fortalecer a comunidade e relaxar, além de ser um espaço para receber eventos e trazer vitalidade à área.

© Yusub Song

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:195-3 Hongje-dong, Seodaemun-gu, Seul, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Comunitário de Hongje / Simplex Architecture" [Hongje Community Center / Simplex Architecture] 18 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926758/centro-comunitario-de-hongje-simplex-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.