Encontros de Arquitetura: debate sobre arquitetura efêmera no IABsp

O terceiro “Encontros de Arquitetura” abordará o tema arquitetura efêmera e intervenções no espaço público. Levando em consideração o espraiamento da atribuição do arquiteto e do urbanista, este encontro pretende discutir os projetos de rápida realização que afetam, durante um espaço curto de tempo, o dia a dia da população.

Participantes

Zoom Urbanismo Arquitetura e Design (vencedores da premiação IABsp 2018)
O Zoom é um escritório que atua nas áreas de urbanismo, arquitetura e design. O foco de nosso trabalho, expresso no próprio nome, é a atuação e investigação em diversas escalas de projeto. Desde a escala da cidade até a do design da vida cotidiana. Com programas e escalas tão variados buscamos ampliar nossa leitura sobre a apropriação por parte dos usuários de cada esfera, seja a urbana seja a do objeto.

Anna Ferrari
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU Mackenzie e Diretora da Fundação Augusto e León Ferrari arte e acervo.

Helena Cavalheiro
Pesquisa e atua nas fronteiras entre arte, cidade e arquitetura. Graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolve atualmente seu mestrado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, na Área de Concentração Projeto, Espaço e Cultura.

Mediação

Gabriela de Matos
É arquiteta e urbanista. Graduou-se pela FAU da PUC-MG (2010) e especializou-se em Sustentabilidade e Gestão do Ambiente Construído, pela UFMG (2016). É fundadora do projeto Arquitetas Negras e atualmente mapeia a produção de arquitetas negras brasileiras. Pesquisa o racismo estrutural e suas influências no planejamento urbano, e arquitetura contemporânea produzida em África e sua diáspora. Entre outros, propõe ações que promovem o debate de gênero e raça na Arquitetura como forma de dar visibilidade à questão. Assina o editorial da Revista Arquitetas Negras vol.1, a primeira publicação feita por arquitetas negras no Brasil.

Encontros de Arquitetura

A proposta dos encontros é discutir a produção de arquitetura contemporânea brasileira organizada por temas. A conversa contará com a presença de profissionais atuantes no campo da arquitetura e será mediada por um convidado externo ou por um dos integrantes do grupo formado pelo IABsp para a curadoria dessa atividade.

Este grupo é formado pelos seguintes profissionais:

  • Christina de Castro Melo - arquiteta sócia da Teuba Arquitetura e Urbanismo
  • Gabriela de Matos - arquiteta criadora da revista Arquitetas Negras
  • Marco Artigas Forti - arquiteto e Vice-Presidente do IABsp
  • Romullo Baratto - arquiteto, fotógrafo e editor do ArchDaily

Os “Encontros de Arquitetura” são mensais, sempre na segunda quinta feira de cada mês e terá um formato mais descontraído. Cada convidado terá 15 minutos para explicar o projeto escolhido para apresentação e a partir daí será aberta a conversa sobre o tema do dia. A participação do público é que irá ditar o ritmo do encontro.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Encontros de Arquitetura: debate sobre arquitetura efêmera no IABsp" 17 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926744/encontros-de-arquitetura-debate-sobre-arquitetura-efemera-no-iabsp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.