Casa MC / Henrique Soares Pinheiro

Casa MC / Henrique Soares Pinheiro - Janela, FachadaCasa MC / Henrique Soares Pinheiro - Fachada, ConcretoCasa MC / Henrique Soares Pinheiro - JanelaCasa MC / Henrique Soares Pinheiro - Janela, FachadaCasa MC / Henrique Soares Pinheiro - Mais Imagens+ 21

Vila Nova de Gaia, Portugal
  • Arquiteto Responsável: Henrique Soares Pinheiro
  • Cidade: Vila Nova de Gaia
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa MC / Henrique Soares Pinheiro - Janela, Fachada
© Nelson Garrido

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa MC possui pouca expressão para quem a observa do exterior, do arruamento. Vive no e para o interior do lote. Houve pouca ou quase nenhuma interferência com as quotas naturais do terreno, a edificação, praticamente de um único piso, pousa no mesmo. O piso inferior surge por necessidade de adaptação à morfologia do relevo.

Casa MC / Henrique Soares Pinheiro - Fachada, Concreto
© Nelson Garrido

Forma uma volumetria elegante e estendida, que se protege das intempéries a norte e se abre para o terreno a Sul. A habitação possui a cozinha como centro da sua organização, de onde é possível ter toda a visão das zonas sociais e também do exterior, sendo esta uma premissa / desafio lançado pelo Cliente. Esta situação promove a ligação interior / exterior entre as salas, a cozinha e o pátio parcialmente coberto que se estende até à água. A caixilharia, de três carris, sem prumos verticais possibilitam essa passagem, sem obstáculos.

Casa MC / Henrique Soares Pinheiro - Janela, Fachada
© Nelson Garrido
Planta
Casa MC / Henrique Soares Pinheiro - Porta, Cadeira, Janela, Fachada, Pátio
© Nelson Garrido

Com um pressuposto completamente antagónico ao inicial, o escritório vive para um pátio interior murado, utilizado unicamente por este compartimento, possibilitando um ambiente de introspeção. A distribuição da habitação é uma combinação entre o programa proposto, as intensões do Cliente e o seu modo de vida.

Casa MC / Henrique Soares Pinheiro - Iluminação
© Nelson Garrido
Alçado Sul
Corte AA
Casa MC / Henrique Soares Pinheiro - Porta, Fachada
© Nelson Garrido

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa MC / Henrique Soares Pinheiro" 14 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926418/casa-mc-henrique-soares-pinheiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.