Residência Vanella / Orma Architettura

Residência Vanella / Orma Architettura - Mais Imagens+ 35

Casamaccioli, França
  • Arquitetos: Orma Architettura; Orma Architettura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  85
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
Cortesia de Orma Architettura

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com vista para a vila de Casamaccioli, essa residência é uma casa de hóspedes que faz parte de uma paisagem natural no coração da Córsega, em frente a três grandes montanhas, Monte Cinto, Paglia Orba e Cima a i Mori.

Cortesia de Orma Architettura

O programa visava criar espaços comuns, uma sala de jantar e áreas de relaxamento, em extensão da casa principal, que acolhe os quartos dos hóspedes. O viés era separar-se da casa, colocar-se no fundo do terreno, contra um muro de contenção em frente à vila e à cadeia de montanhas. A extensão está na parte posterior da "Casone" (casa da família), que ocupa o centro da trama. Nossa reflexão foi motivada pela preocupação de enraizar-se em um terreno sem impor um gesto, mas com a desejo de destacar suas especificidades.

Cortesia de Orma Architettura

Iluminada pela luz ocidental, a residência está em meio à uma paisagem única e atemporal. Paredes de granito e xisto surgem na paisagem composta por castanheiras. Essas árvores majestosas nos deslumbram ao longo das estações até revelarem suas silhuetas durante o inverno.

Planta 1.100
Corte BB 1.100

Como um muro de contenção habitado, a edificação enquadra os principais componentes da paisagem. Como resultado, três aberturas são orientadas para cada um dos morros. A edificação se torna paisagem; torna-se um local de contemplação, onde o sol ecoa nos espaços e cumes. Todas as noites do ano, a luz do pôr do sol torna esses lugares únicos.

Cortesia de Orma Architettura

Por causa deste cenário em constante evolução, desejamos criar um projeto propondo uma dualidade dentro / fora. Em um primeiro vislumbre ele parece uma peça monolítica de granito. Então, à medida que se avança, descobre-se que essa parede se abrirá, fragmentará, possibilitará a visão e deixará a luz entrar, de maneira controlada e comedida.

Cortesia de Orma Architettura
Cortesia de Orma Architettura

De uma maneira diferente, o projeto está brincando com o tempo por meio do uso de materiais como concreto e pedra. De fato, e encontro desses elementos nos permite contar uma história sobre o terreno, lembrando também outro tempo e conhecimento. O concreto é usado da maneira mais correta, formando colunas e lintéis. A pedra é usada para preencher os espaços vazios da estrutura. No interior, os rebocos de cal integram e ocultam os elementos técnicos.

Cortesia de Orma Architettura

A arquitetura tende a integrar o projeto, a fim de fazê-lo desaparecer em uma massa mineral, e permite a existência da edificação principal "u Casone". O projeto pretende viajar no tempo desenvolvendo uma emoção entre tradição, paisagem e arquitetura.

Cortesia de Orma Architettura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Vanella / Orma Architettura" [Vanella House / Orma Architettura] 11 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926346/residencia-vanella-orma-architettura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.