Cinecubo IAB Sessão: Habitação Social – Projetos de um Brasil

cinecubo é o cineclube promovido pelo instituto dos arquitetos do brasil com o intuito de estimular o diálogo entre linguagens audiovisuais e arquitetônicas e debater olhares sobre a cidade. toda terceira 3ª feira do mês às 19h30 o cinecubo exibe filmes seguidos de debate na sede do iab-sp. com curadoria e mediação de nana maiolini + travessia filmes + convidados, as sessões são gratuitas e abertas ao público em geral.

“habitação social – projetos de um brasil” desenha um panorama da habitação de interesse social no brasil, abordando as questões sociais, econômicas, políticas e arquitetônicas que influenciaram as políticas públicas do setor ao longo do século xx. tem como fio condutor de sua narrativa a vida cotidiana e a relação dos moradores com os espaços onde vivem. A sessão contará com três dos treze filmes – cecap cumbica – sp, conjunto habitacional d. pedro i – capitão teixeira – rj e residencial vila velha minha casa, minha vida – es – que fazem parte do projeto, que tem direção geral de André Manfrim, Produção de PiquE-Bandeira Filmes e Coprodução de A Flor e a Náusea.
___

habitação social – projetos de um brasil

cecap cumbica | sp | 26min

em 1964, o governo militar cria o banco nacional da habitação, que passa a financiar habitação no país todo. em são paulo, os arquitetos paulo mendes da rocha, vilanova artigas e fábio penteado projetam o cecap cumbica, conjunto habitacional baseado em peças fabricadas industrialmente para construir um bairro padronizado. na cidade de guarulhos, o bairro hoje conflita moradia popular com os desejos condominiais de seus moradores.


conjunto habitacional d. pedro I – capitão teixeira | rj | 26min

desde a era vargas grandes conjuntos habitacionais foram sendo construídos ao longo da linha férrea no rio de janeiro. no sesquicentenário da independência do país, em 1972, a cehab rj inaugura o conjunto pedro i – também conhecido por capitão teixeira -, na zona oeste da cidade. o episódio aborda a história do bairro e as modificações feitas pelos moradores ao longo do tempo de modo a adaptar o projeto arquitetônico original. foram construídos novos cômodos, andares e espaços comerciais.
habitação social – projetos de um brasil

residencial vila velha minha casa, minha vida | es | 26mim

lançado em 2009, o programa minha casa, minha vida aliou a construção de grandes conjuntos habitacionais com linhas de financiamento bancário para famílias de baixa renda. há quase dez anos o programa tem sido responsável por expansão de áreas urbanas e pela criação de bairros novos inteiros. em vila velha, na região metropolitana de vitória (es), o conjunto residencial jabaeté tem 1500 apartamentos localizados em uma região periférica onde faltam investimentos em infraestrutura urbana.

direção geral: andré manfrim
produção: pique-bandeira filmes
coprodução: a flor e a náusea

[entrada franca]

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Cinecubo IAB Sessão: Habitação Social – Projetos de um Brasil" 09 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926228/cinecubo-iab-sessao-habitacao-social-nil-projetos-de-um-brasil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.