360 Poa Gastrobar / Viero Arquitetura + Silvia Benedetti Arquitetos Associados

360 Poa Gastrobar  / Viero Arquitetura + Silvia Benedetti Arquitetos Associados - Cadeira360 Poa Gastrobar  / Viero Arquitetura + Silvia Benedetti Arquitetos Associados - Mesa, Cadeira, Janela, Terraço360 Poa Gastrobar  / Viero Arquitetura + Silvia Benedetti Arquitetos Associados - Cadeira, Terraço360 Poa Gastrobar  / Viero Arquitetura + Silvia Benedetti Arquitetos Associados - Terraço360 Poa Gastrobar  / Viero Arquitetura + Silvia Benedetti Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 16

Porto Alegre, Brasil
  • Clientes: Grupo Variettà bistrot
  • Engenharia: Constru Art – Sr. Liberato Moraes
  • Paisagismo: Viero arquitetura e Jardins da Aldeia
  • Consultores: Eng. Rodrigo Farinon
  • Colaboradores: Tramontina, Collet móveis, Pool Mak containers, Coyote, Jardins da Aldeia
  • Arquitetos Responsáveis: Alexandre Viero, Silvia Benedetti
  • Equipe De Projeto: Sheila Bittencourt, Lucas Santos
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
360 Poa Gastrobar  / Viero Arquitetura + Silvia Benedetti Arquitetos Associados - Orla, Cerca, Costa, Corrimão, Terraço
© Cristiano Bauce

Descrição enviada pela equipe de projeto. O restaurante 360 POA gastrobar é um complexo de restaurante e bar, estruturado em metal, vidro e madeira, com uma forma inconfundível de um objeto unitário - no caso um prisma cilíndrico cuja estética relembra a arquitetura industrial moderna da década de 30/40 - que parece querer “pousar” sobre as águas do lago que banha o centro histórico da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil. A estrutura principal comporta o grande salão de vidro e ainda abriga a cozinha técnica e a casa de máquinas.

360 Poa Gastrobar  / Viero Arquitetura + Silvia Benedetti Arquitetos Associados - Terraço
© Cristiano Bauce
Planta - Salão
360 Poa Gastrobar  / Viero Arquitetura + Silvia Benedetti Arquitetos Associados - Mesa, Cadeira, Janela, Viga, Pátio, Terraço
© Cristiano Bauce

Conectado ao elemento arquitetônico principal encontra-se uma praça externa em forma de deck, que serve para apreciação da atmosfera lacustre e do pôr do sol preferido dos porto-alegrenses. A área externa foi guarnecida com um container operacional onde funcionam o bar, o depósito e os vestiários de funcionários.

360 Poa Gastrobar  / Viero Arquitetura + Silvia Benedetti Arquitetos Associados - Cadeira, Terraço
© Cristiano Bauce

O restaurante é parte integrante do projeto urbanístico e paisagístico do novíssimo parque público, chamado Parque Moacyr Scliar, homenagem ao homônimo escritor gaúcho – encomendado pela Prefeitura Municipal ao arquiteto e urbanista brasileiro Jaime Lerner.

360 Poa Gastrobar  / Viero Arquitetura + Silvia Benedetti Arquitetos Associados - Cadeira, Viga
© Cristiano Bauce

A proposta arquitetônica, com sua silhueta leve e transparente, literalmente adentra nas águas do estuário, e coloca em evidência sua materialidade, composta de metal, vidro e madeira – teto, vedações verticais e inclusive piso são em vidro incolor. A inspiração industrial integra-se à memória original da antiga Usina termo elétrica que abastecia a cidade de Porto Alegre no século anterior, e que hoje é um centro cultural tombado pelo patrimônio histórico da cidade de Porto Alegre preservado na paisagem, chamada Usina do Gasômetro.

360 Poa Gastrobar  / Viero Arquitetura + Silvia Benedetti Arquitetos Associados - Corrimão
© Cristiano Bauce

Coube aos arquitetos Alexandre Viero, Silvia Benedetti e Sheila Bitencourt – Viero arquitetura e Silvia Benedetti arquitetos associados, respectivamente - o desafio conjunto de projetar o complexo do restaurante bar, readequando as funções e acrescendo a praça externa, numa troca recíproca com as equipes da PMPOA. O projeto foi elaborado tendo duas premissas originais: A experiência do usuário para apreciação da paisagem tão significativa aos porto-alegrenses; E a valorização das visuais do entorno - tanto da paisagem, quanto do patrimônio histórico (prédio da antiga usina de gás da cidade.

360 Poa Gastrobar  / Viero Arquitetura + Silvia Benedetti Arquitetos Associados - Mesa, Cadeira, Janela, Terraço
© Cristiano Bauce

Foram priorizados elementos de caráter industrial, em cores e padrões sóbrios e materiais sustentáveis, em estruturas pré-fabricadas, pensando também na agilidade executiva, durabilidade e proximidade como as áreas náuticas do antigo porto da cidade.

360 Poa Gastrobar  / Viero Arquitetura + Silvia Benedetti Arquitetos Associados - Mesa, Cadeira, Terraço
© Cristiano Bauce

O programa foi desenvolvido para atender 500 pessoas, simultaneamente – considerando área interna e externa, e conta com container naval de 40 pés, praça com decks de madeira natural destinado ao happy hour e contemplação, com 342 metros quadrados. No salão a área interna é de 300 metros quadrados, destinado para almoços e jantares.

360 Poa Gastrobar  / Viero Arquitetura + Silvia Benedetti Arquitetos Associados - Mesa, Cadeira, Costa
© Cristiano Bauce

O projeto inclui o paisagismo integrado ao preexistente do Parque e acrescentou plantas nativas do Rio Grande do Sul, como as pitangueiras em vasos e espécies brasileiras, como os guaimbés (filodendros) que recepcionam o acesso à esplanada. O 360 PoA gastrobar, inaugurado em outubro de 2018, tornou-se uma referencia turística, gastronômica e de laser para a cidade de Porto Alegre.

360 Poa Gastrobar  / Viero Arquitetura + Silvia Benedetti Arquitetos Associados - Cadeira, Janela, Terraço, Pátio
© Cristiano Bauce

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto alegre - Rio Grande do Sul – Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "360 Poa Gastrobar / Viero Arquitetura + Silvia Benedetti Arquitetos Associados" 09 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926171/360-poa-gastrobar-viero-arquitetura-plus-silvia-benedetti-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.