Casa IC / PAR Arquitectos

Casa IC / PAR Arquitectos - Mais Imagens+ 23

Lo Barnechea, Chile
  • Arquitetos: PAR Arquitectos; PAR Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  285
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Diego Elgueta
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Cerámica Santiago, Coggiola Mármoles, Ecowall, Eucasec, Google, Termowind, Varvacoa
  • Arquitetos Responsáveis: Alvaro Cortés, Tomás Pardo
  • Equipe De Design: Francisco Cortés, Pablo Lopez
  • Engenharia: Jose Manuel Morales
  • Cidade: Lo Barnechea
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Diego Elgueta

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com base na área do terreno e para favorecer uma menor ocupação do terreno que permita uma área maior de pátio / jardim é definida a distribuição programática da ordem, concentrando os espaços comuns no térreo e as áreas privadas em um segundo nível.

© Diego Elgueta
Planta - Primeiro Nível
© Diego Elgueta

De acordo com isso e em resposta ao reconhecimento de um terreno quase plano, com alta exposição à radiação solar, cercado por uma geografia montanhosa, típica da região nordeste da cidade de Santiago; Foi desenvolvido como princípio trabalhar um corpo superior de condição hermética e muito sintética, sob uma relação de suporte de volume de parede, que em sua projeção oriental constrói diferentes situações espaciais. A relação de acesso e fechamento em direção à rua, o vácuo central interno em altura dupla e a quebra do nível mais baixo como um modo de beiral que constitui o abrigo e a contenção para os compartimentos internos do primeiro andar.

© Diego Elgueta
Corte B
© Diego Elgueta

Como complemento, trabalha-se um enquadramento com a presença de uma escada linear como elemento que acompanha o percurso de transferência da casa, distribuindo e dando espacialidade ao circuito de circulação. Estruturalmente, o projeto é composto por um porão definido em concreto armado que suporta o chassi de uma laje de mezanino leve, na qual é composto o volume superior construído em painéis Ecowall. 

© Diego Elgueta

A transição entre esses dois elementos ocorre através de um feixe de perímetro contínuo como um anel ortogonal que limita a alvenaria e permite que a parte superior do corpo seja possuída, gerando a unidade e a continuidade procuradas. Em relação às materialidades, foi favorecido o uso de tijolo e folheado, trabalhado no mesmo formato, 29x7cm e acabado, jateado com jato de areia; decisão que permitiu melhorar a eficiência energética do nível superior, reduzir os custos de construção e a possibilidade de manter o caráter homogêneo formal próximo ao trabalho dos grãos, permeabilidade e transparência da pele.

© Diego Elgueta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa IC / PAR Arquitectos" [Casa IC / PAR Arquitectos] 13 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926147/casa-ic-par-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.