Casa Doja 36 / TECON Architects

© Vlad Patru

Casa Doja 36 / TECON Architects - Mais Imagens+ 24

Cluj-Napoca, Romênia
  • Arquitetos: TECON Architects; TECON Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  420
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Vlad Patru
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Bauder, Diadem, Schüco
  • Arquitetos Responsáveis: Bogdan Babici, Alexandru Maftei, Andrei Bisceanu
  • Equipe: Anca Paunescu
  • Clientes: Mihai Salajean, Mirela Trifu
  • Estrutura: Lucian Rozorea
  • Instalações : Lucian Luca
  • Cidade: Cluj-Napoca
  • País: Romênia
Mais informaçõesMenos informações
© Vlad Patru

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da casa nasceu de uma abordagem laboriosa e metódica, na qual os clientes organizaram um concurso com sete escritórios de arquitetura, uma abordagem pouco comum para um investimento desse nível. Depois de escolher a empresa com a qual colaborariam, o processo de projeto continuou com muitas variantes e discussões, que cristalizaram, por um lado, seus desejos, uma casa com uma imagem distinta, mas sem exibi-la ostensivamente e com espaços relativamente grandes para o terreno existente, mas com a preservação de um pátio generoso. Por outro lado, o processo também classificou os elementos do contexto que moldam o volume e o espaço. A inclinação da terra - cerca de 4 m de altura, as duas paredes cegas presentes nos limites da propriedade, a perspectiva sobre a cidade, a orientação cardinal - tudo isso levou a um volume com a aparência de uma ponte, sob a qual a quadra pode fluir livremente, gerando diferentes espaços ao ar livre, individualmente relacionados às funções internas.

© Vlad Patru

Assim, o espaço exterior é gradualmente percorrido, desde o status semi-coletivo do jardim da frente, até o espaço semi-privativo da área abaixo da casa e depois percorrendo também a área privativa a leste e a sul, pelos fundos. O volume é facilmente compreendido, com os três elementos definidores - os dois pés de concreto e a ponte com estrutura de treliças metálicas com aberturas de até 15 m de grandes superfícies de vidro. A opção por uma solução em "ponte" permitiu, por um lado, a geração de uma sala de estar externa, coberta e aberta, para dias quentes ou chuvosos, a recuperação do pátio sob a viga habitável e, por outro, o nascimento da "quadra" acima da casa, com perspectiva de toda a cidade liberada pelas construções do bairro.

© Vlad Patru
Planta - Pavimento Térreo
© Vlad Patru

A relação direta com a parede cega no lado leste e a opção de não estar muito presente na imagem da rua levaram ao posicionamento da construção retraída da rua, o que permitiu uma variedade de espaços exteriores com diferentes caracteres. O quintal, voltado para o sul, é uma continuação do espaço que ocupa a maior parte da "ponte" e a área mais privada do espaço sideral. A solução paisagística desta parte, que assumiu o nivelamento dessa área em seu nível mais alto, foi resolvida a relação com a parede cega do lado oeste, com o quintal atingindo o nível do telhado vizinho. No interior, as funções são distribuídas de acordo com o cenário proposto pelos clientes, com a área noturna separada em duas partes por uma sala de estar fluida que se abre através das janelas generosas para o espaço externo a leste, sul e oeste.

© Vlad Patru

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Doja 36 / TECON Architects" [Doja 36 House / TECON Architects] 29 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926124/casa-doja-36-tecon-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.