Escritório AFD / CoDA Arquitetura + ARQBR Arquitetura e Urbanismo

Escritório AFD / CoDA Arquitetura + ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Imagem 18 de 24Escritório AFD / CoDA Arquitetura + ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Imagem 2 de 24Escritório AFD / CoDA Arquitetura + ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Imagem 3 de 24Escritório AFD / CoDA Arquitetura + ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Imagem 4 de 24Escritório AFD / CoDA Arquitetura + ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Mais Imagens+ 19

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  364
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alberflex, Caminho Oficina, Desso e Interface, DiviHouse, Doimo Brasil, Forro, Ladrilharia, Max Pedras, R. Cervellini, São Geraldo, Uso Atelier, Wlight
  • Autores : Pedro Grilo, André Velloso, Eder Alencar
  • Equipe De Projeto: Rayan de Sant’Anna, Carolina Mignon
  • Detalhamento : Elizabeth Cavalcante, Ana Paula Kouzak, Sarah Almeida
  • Instalações: Alan Rocha
  • Ar Condicionado: George Raulino
  • Mobiliário: Acervo Mobília
  • Coordenadora De Projeto Da Afd : Elisa Alves
  • Equipe De Obra : Valore Construtora: Fabio Rosner, Ricardo Kozak
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Escritório AFD / CoDA Arquitetura + ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Imagem 16 de 24
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova sede da AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento) está localizada em um lugar privilegiado, tanto em termos de luz natural quanto em instalações disponíveis. O projeto, fruto de uma parceria dos escritórios CoDA e ARQBR, busca valorizar esse potencial, em harmonia com as demandas da equipe da agência. Assim, a arquitetura oferece algo além da mera distribuição eficiente dos espaços: um espaço de qualidade, aberto em direção à paisagem, com acesso propício ao acolhimento dos visitantes.

Escritório AFD / CoDA Arquitetura + ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Imagem 15 de 24
© Joana França

A nova planta promoveu o alargamento do vestíbulo de entrada, criando uma recepção de caráter solene e independente dos demais espaços de circulação. Para isso tirou-se partido da largura da Sala de Passagem, um espaço multifuncional, ora como escritório privativo, ora como um ambiente integrável ao hall central, a partir de portas de correr de vidro. A principal vantagem desse gesto é a abertura da paisagem do parque à entrada principal, uma agradável surpresa ao visitante.

Escritório AFD / CoDA Arquitetura + ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Imagem 23 de 24
Planta
Escritório AFD / CoDA Arquitetura + ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Imagem 5 de 24
© Joana França

Nos espaços centrais de circulação, o forro existente foi removido, expondo a laje nervurada, com o pé direito total de 3,20m. A laje e demais instalações expostas foram pintadas de branco, solução que visa diferenciar os espaços de trabalho dos espaços centrais, coletivos, deixando ao visitante uma sensação de amplidão do espaço decorrente de sua maior altura. As diferentes escalas obtidas por meio da variação dos pés direitos criam uma demarcação visual entre espaços públicos e privados.

Escritório AFD / CoDA Arquitetura + ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Imagem 2 de 24
© Joana França

A partir do vestíbulo de entrada, dois corredores dão acesso às salas de trabalho. O mais estreito, à esquerda, leva às salas dos diretores. Já o mais largo dá acesso, além das salas, aos espaços comuns dos funcionários – arquivo, copa, sala de descanso, sala de impressão. Nesse local, o grande destaque vai para o design do móvel de compensado laminado colado com 6m de comprimento com desenho sinuoso que a partir da variação de sua altura atende às funções de banco, revisteiro, bancada de trabalho e bancada para café. O móvel foi executado com primazia pelo arquiteto e artista local Ricardo Theodoro, do Uso Atelier.

Escritório AFD / CoDA Arquitetura + ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Imagem 8 de 24
© Joana França
Escritório AFD / CoDA Arquitetura + ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Imagem 24 de 24
Detalhe - Mobiliário
Escritório AFD / CoDA Arquitetura + ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Imagem 11 de 24
© Joana França

Os demais móveis escolhidos são da Doimo Brasil, fábrica moveleira de Ribeirão das Neves. De lá, especificamos as mesas da sala de passagem (Joy, freijó e couro caramelo) de reunião e copa (Slim, Freijó), mesas laterais dos espaços de estar (Eclipse, Freijó), poltronas de estar da recepção (Evo, couro caramelo) e da diretoria (Mito, couro caramelo), as cadeiras de reunião e copa (Presto, couro caramelo), e as banquetas do café (Presto, couro caramelo).

Escritório AFD / CoDA Arquitetura + ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Imagem 4 de 24
© Joana França

Para a área dos escritórios, o projeto buscou responder às demandas oriundas da legislação trabalhista francesa, que exige um mínimo de 8m² por funcionário nas salas de trabalho, sempre com iluminação natural, além de limitar a quantidade de funcionários por sala, evitando-se o conceito de “open offices”, comuns na arquitetura corporativa atual. 

Escritório AFD / CoDA Arquitetura + ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Imagem 17 de 24
© Joana França

Optou-se, portanto, pelo alinhamento das divisórias na parte próxima à diretoria visando tornar todas as salas retangulares, facilitando assim a proposição dos leiautes internos dos cômodos e garantindo luz natural a todos os funcionários. Essa disposição de salas permite maior flexibilidade no futuro, caso haja necessidade de remanejamento dos funcionários ou crescimento da equipe. As estações de trabalho da Alberflex foram escolhidas por apresentarem soluções eficientes e ergonômicas para os funcionários.

Escritório AFD / CoDA Arquitetura + ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Imagem 20 de 24
© Joana França

A sala de reunião possui local de destaque no projeto e soluções versáteis para atender a todas as demandas da Agência. O espaço possui layout flexível devido ao uso de uma divisória retrátil que permite a separação em duas salas de reunião menores ou sua integração para eventos de maior porte. Para tanto, especificamos todas as mesas com a mesma dimensão (incluindo a da copa), de forma a permitir arranjos variados internamente.

Escritório AFD / CoDA Arquitetura + ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Imagem 3 de 24
© Joana França

Outro destaque do projeto vai para o conforto acústico, pensado durante a escolha de todos os materiais. Em todas as salas de trabalho, foi especificado um forro com placas acústicas minerais removíveis (Sonex) e divisórias com preenchimento acústico (lã de garrafas pets). O forro das salas de reunião foi revestido com painel ripado Nexacustic, tal qual as paredes, visando o destaque material desses ambientes e garantindo um bom isolamento sonoro durante as reuniões. Os carpetes utilizados, nas áreas comuns (azul cobalto) e salas de trabalho (cinza), também colaboram para a diminuição dos ruídos.

Escritório AFD / CoDA Arquitetura + ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Imagem 19 de 24
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ed. Parque Cidade, Torre C, sala 1103 SCS – Asa Sul, Brasília/DF, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório AFD / CoDA Arquitetura + ARQBR Arquitetura e Urbanismo" 03 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925871/escritorio-afd-coda-plus-arqbr-arquitetura-e-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.