Casa na Encosta / Wolfertstetter Architektur

Casa na Encosta / Wolfertstetter Architektur - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: Wolfertstetter Architektur; Wolfertstetter Architektur
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  228
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Erlus, Groß, Pavatex, Steico, Stora Enso, VELUX Commercial
© Thomas Rudolf

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada a leste de Munique, na encosta sul do vale Isen. Por toda a casa, a vista se abre ao longo do vale ou para a paisagem montanhosa. Vindo da rua, é preciso caminhar junto a garagem em direção ao jardim e então adentrar a casa. A área do jardim fica, por um lado, acima da rua e por outro lado se abre ao mesmo tempo em direção ao campo. Adentra-se na residência através de um elemento de entrada, da onde já se observa aquilo que é um dos pontos altos desse projeto: a vista. 

© Thomas Rudolf

O térreo é meio enterrado no terreno íngreme, no qual, ao longo da encosta corre um armário profundo para fornecer espaço de armazenamento. Ao lado do jardim estão os quartos de dormir e o banheiro da família.

© Thomas Rudolf

O layout no primeiro andar desenvolve-se em torno de um bloco central no qual estão alojados um banheiro, um depósito e um cômodo coringa. O lado sul é ocupado por uma cozinha e área de jantar abertas, que se conectam espacialmente, a partir de uma grande superfície de vidro, com o terraço privativo. O lado norte abriga a área de estar, com uma grande fachada em declive em direção ao vale. O piso superior é coberto pelo telhado e sem forro, o que resulta em um alto pé-direito.

© Thomas Rudolf
Planta - Térreo
© Thomas Rudolf

A madeira foi usada na construção por razões ambientalmente sustentáveis, como isolamento térmico da fachada, teto e piso. O revestimento da fachada em larício não tratado seguiu esse conceito.

© Thomas Rudolf

Devido ao alto efeito de isolamento da estrutura de madeira em combinação com os painéis de isolamento de lã, juntamente com uma vidraça tripla, foi alcançado um "padrão KfW 40 Plus". O edifício é aquecido por meio de um sistema de aquecimento unificado que fornece tanto a preparação de água quente sanitária quanto o aquecimento do piso. Além disso, completando o conceito ecológico geral, foi empregado também sistemas de ventilação periférica, incluindo recuperação de calor, além de uma usina fotovoltaica no telhado com uma pilha de baterias para amortecer a eletricidade e maximizar o consumo próprio.

© Thomas Rudolf

Se comparado à produção intensiva de cimento e tijolos, a madeira traz benefícios para a sustentabilidade: cerca de 90 toneladas de CO2 foram retiradas a longo prazo da atmosfera e armazenadas na casa, contando apenas os 90 m³ da madeira. A produção da madeira não têm emissão de gases e o consumo de energia em seu processamento é reduzido apenas ao transporte. 

© Thomas Rudolf

As superfícies da casa aparentam o revestimento de madeira, o que gera um ambiente aconchegante e confortável. Somente paredes e tetos selecionados foram revestidos com placas de gesso para cobrir as instalações elétricas. Os pisos da casa foram feitos de ripas da indústria de parquet de carvalho. No térreo, um espaço com funcionamento independente pode ser dividido da casa. Assim, a casa permanece flexível por um longo tempo e oferece espaço para várias situações de vida.

© Thomas Rudolf

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa na Encosta / Wolfertstetter Architektur" [Vielseitiges Haus am Hang / Wolfertstetter Architektur] 25 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925354/casa-na-encosta-wolfertstetter-architektur> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.