Passagens residenciais / El Taller de (S)

© El Taller de (S)

Passagens residenciais / El Taller de (S) - Mais Imagens+ 32

Santa Fé, Colômbia
  • Clientes: Varios
  • Engenharia: BAC Engineering consultancy group S.A.S
  • Passagem Las Cruces: 1411.19 m2
  • P Trofeos: 1315.47 m2
  • P La Garza: 1104.87 m2
  • Cidade: Santa Fé
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
© Enrique Guzmán

Descrição enviada pela equipe de projeto. Reconhecida nos primórdios como "la Calle Real" ("a Rua Real"), a Carrera Séptima foi traçada como eixo principal de Bogotá e, ao longo do tempo, foi a encarregada por tecer a cidade de sul a norte. Em seu trajeto estão os pontos mais icônicos desta cidade, o que confere um forte simbolismo ao logradouro.

© Enrique Guzmán
Implantação
© Enrique Guzmán

Em 1948, protestos do Bogotazo devastaram o centro histórico e geram uma ruptura urbana, estabelecendo dois polos marcados, o sul e o norte. A histórica interação entre as que foram as praças mais importantes da cidade colonial, a Plaza Bolivar e a Plaza de Las Cruces (antiga Plaza de Armas), foi interrompida. Ao redor da primeira, surge uma barreira de edifícios governamentais que dão as costas ao bairro de Las Cruces, fomentando assim sua estigmatização e esquecimento.

© El Taller de (S)
Planta tipo etapa 1
© El Taller de (S)

Passagens Residenciais faz parte de uma série de ações estratégicas que buscam resgatar a conexão entre os dois lados da cidade. Unido à recuperação do sistema hidráulico da fonte de La Garza (situada na Plaza de Las Cruces), é uma aposta para a regeneração deste setor fortemente deteriorado.

© Enrique Guzmán
Corte longitudinal etapa 3
© El Taller de (S)

O projeto é formado por três edifícios residenciais de baixo custo, que se adaptam a uma tipologia histórica que estava desaparecendo, as passagens; e que conformam o perfil urbano existente. Esta intervenção demonstra que é possível voltar a habitar o bairro respeitando sua história, e também recuperar a Carrera Séptima como coluna vertebral da cidade.

© Enrique Guzmán

O projeto mantém a escala humana característica da região. Para tanto, em contraposição aos edifícios maciços e homogêneos que caracterizam as residências econômicas em Bogotá, se recorre a estratégias formais como as mudanças de altura, jogos de luz e sombra, os reflexos e jogos de perspectiva, assim como projetar o vazio como espaço essencial em cada um dos três edifícios.

© Enrique Guzmán
Corte transversal etapa 1
© Enrique Guzmán
Planta tipo etapa 3

A conquista do projeto Passagens Residenciais foi ter conseguido criar, com um orçamento reduzido, uma residência digna e profundamente humana, que se integra de forma sutil a um contexto de valor patrimonial e grande potencial urbano.

© Enrique Guzmán

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barrio las Cruces, Bogotá, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Passagens residenciais / El Taller de (S)" [Pasajes residenciales / El Taller de (S)] 22 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925022/passagens-residenciais-el-taller-de-s> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.