Evento na Casa Firjan lança programação do 27º Congresso Mundial de Arquitetos

Vinte mil arquitetos de todo o mundo virão ao Rio de Janeiro em 2020 para três mega eventos, 12 seminários, mais de 50 exposições de arte e iniciativas culturais, e concursos para estudantes e jovens profissionais. Tudo isso vai acontecer em torno do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO), que vai envolver até algumas das festas mais famosas do mundo, como o Réveillon na Praia de Copacabana e o Carnaval carioca.

A programação do UIA2020RIO, organizado pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) e pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), foi lançada nesta terça-feira (27 de agosto) em solenidade na Casa Firjan. O objetivo do Congresso, que acontecerá de 19 a 23 de julho do ano que vem, é discutir o futuro das cidades para uma sociedade mais justa e sustentável. Por conta do evento, o Rio de Janeiro se tornará, em 1º de janeiro, Capital Mundial da Arquitetura, um título inédito concedido pela UNESCO e pela UIA.

- A arquitetura é a casa e a cidade, é a complexa obra de arte e a simples construção. O Congresso é dos arquitetos, mas é também da sociedade, porque todos têm responsabilidade sobre o espaço construído. Será no Rio, mas é do Brasil, porque precisamos pensar o que se quer para as metrópoles do país. O Congresso é para o mundo, para refletirmos sobre meios de superar desigualdades e segregação - disse o arquiteto Sérgio Magalhães, presidente do Comitê Executivo do UIA2020RIO.

Queima de fogos em Copacabana abre o Ano da Arquitetura no Rio

A programação começa no primeiro segundo de 2020, já na tradicional queima de fogos de Ano Novo na Praia de Copacabana. Pouco depois, o desfile das escolas de samba e os blocos de rua vão levar o tema da arquitetura e a discussão sobre cidades para o Carnaval, a maior festa popular do Rio. A Unidos da Tijuca, por exemplo, levará para a Marquês de Sapucaí o enredo “Arquitetura e Urbanismo: Onde moram os sonhos”.

- O UIA2020RIO não é uma conversa de arquiteto para arquiteto, queremos que chegue na sociedade. É preciso que todos entendam que a produção da cidade é parte de cada um de nós - explicou o arquiteto João Pedro Backheuser, Comissário-Geral do UIA2020RIO.

Entre março e junho, serão realizados quatro eventos preparatórios com seminários e debates sobre 12 temas, incluindo Mobilidade Urbana, Assentamento Populares, Saneamento, Patrimônio e Sustentabilidade. Dessas discussões sairão os temas do UIA2020RIO. A abertura do Congresso, no dia 19 de julho, acontecerá no Maracanãzinho, enquanto os debates se realizarão nos armazéns do Porto, no Museu de Arte Moderna e no Palácio Gustavo Capanema, ambos no Centro.

Líderes e empresários de todo o mundo se encontram no Rio

Além do UIA2020RIO e da programação ligada ao título de Capital Mundial da Arquitetura, o Rio vai receber mais dois eventos de grande porte. O primeiro, em 17 e 18 de julho, é o Fórum Mundial das Cidades, reunindo os prefeitos de todas as sedes dos congressos anteriores e da próxima, além de profissionais e jovens líderes.

O segundo, paralelo ao Congresso, será a UIA2020RIO Expo, uma feira internacional de negócios com 10 mil metros quadrados, trazendo o que há de mais avançado nas áreas de Arquitetura, Tecnologia e Construção.

  • Título

    Evento na Casa Firjan lança programação do 27º Congresso Mundial de Arquitetos
  • Tipo

    Evento
  • Organizadores

  • De

    27 de Agosto de 2019 09:00 AM
  • Até

    27 de Agosto de 2019 02:00 PM
  • Onde

    Casa Firjan
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Evento na Casa Firjan lança programação do 27º Congresso Mundial de Arquitetos" 29 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923928/evento-na-casa-firjan-lanca-programacao-do-27o-congresso-mundial-de-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.