Stadslab MasterClass Teresina

Mulheres pelo Clima é um movimento global que aborda a mudança climática através da capacitação de mulheres. Tem como objetivo inspirar líderes, influenciar decisões, promover inovação e conscientizar sobre questões urbanas críticas, incentivando pesquisas e ações na interface entre gênero, cidades e mudanças climáticas. Enquanto esse fenômeno está ganhando impulso em países desenvolvidos, a liderança feminina em ações climáticas ainda não está no centro das discussões sobre resiliência urbana nos países em desenvolvimento.

O primeiro passo para desenvolver políticas climáticas urbanas sensíveis à questão de gênero é criar consciência sobre o problema da mudança climática, assim como suas soluções em potencial. Dentro desse panorama, nós propomos o Stadslab Master Class 2019 como uma oportunidade de chamar atenção local e global para a vulnerabilidade de Teresina à mudança climática.

Juntos, queremos destacar que é possível diversificar e fortalecer a ação climática, dando especial atenção a três grupos vulneráveis de mulheres, localizados na mesma região de Teresina. Os meios de subsistência dessas mulheres dependem de atividades localizadas na Zona Norte, uma das mais vulneráveis à mudança climática da cidade.

Master Class (13 a 18 de Outubro de 2019)

O objetivo do Stadslab Master Class 2019 é pesquisar e analisar os desafios que meninas e mulheres dessa comunidade vulnerável de Teresina enfrentam em um contexto de extremo do clima quente e profundas desigualdades socioeconômicas, onde iniquidade de gênero é constantemente reforçada por padrões culturais e comportamentais. Durante o workshop, os participantes usarão uma abordagem prática ‘bottom up’ para pesquisar e desenvolver soluções, que inclui trabalhar em conjunto com os habitantes da vizinhança. Esse tipo de abordagem almeja aproximar e desenvolver laços de confiança entre jovens arquitetos, profissionais de áreas correlatas e comunidade local.

Nós esperamos que os empolgantes cinco dias de Stadslab Master Class Teresina reúnam pessoas e ideias, conectando profissionais locais e internacionais do campo do planejamento urbano e áreas correlatas e insipire-os, facilitando o compartilhamento de conhecimento entre eles. Assim como os participantes do workshop, Teresina como um todo se beneficiará dessa experiência, que criará na cidade um ambiente propício para inovação no qual novas ideias possam florescer.

A Master Class será supervisionada por Pepijn Verpaalen (Head of Urbanism of the Fonts Academy of Architecture+Urbanism at the Fontys School of Fine and Performing Arts), com o apoio do time da Agenda Teresina 2030 (Prefeitura Municipal de Teresina) e de um grupo de voluntários composto por estudantes e professores de planejamento urbano de instituições de ensino superior locais. O workshop será implementado com o suporte da Embaixada dos Países Baixos no Brasil.

A participação na Master Class é gratuita e consiste em um programa com aulas, visitas de campo e trabalho em equipes. Incluídos também estão o jantar de boas vindas e drinks de encerramento. Não estão incluídos os custos de deslocamento até Teresina, acomodação, (outras) refeições, visto e seguro, dentre outras despesas. Acomodação gratuita na casa de um morador local é uma possibilidade que deve ser discutida entre o participante e a equipe organizadora.

Candidatura

Candidatos potenciais podem se inscrever enviando o formulário de inscrição preenchido e uma carta de motivação para semplan.agenda2030@gmail.com antes de 23 de agosto de 2019. Os aplicantes serão selecionados com base no CV, carta de motivação e ordem de submissão. Nós nos esforçaremos para ter uma mistura equilibrada de participantes brasileiros e internacionais e diferentes formações disciplinares na equipe. Também visamos uma divisão uniforme entre gêneros. Os candidatos serão notificados sobre o status da sua inscrição antes de 30 de agosto de 2019.

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Stadslab MasterClass Teresina " 22 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923559/stadslab-masterclass-teresina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.