Minha Residência / Xutan Wang

© Yuanxiang Chen

Minha Residência / Xutan Wang - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: Xutan Wang; Xutan Wang
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  560
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yuanxiang Chen
© Yuanxiang Chen

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma casa projetada por um arquiteto para sua família. Ela é construída com argila rural tradicional, em uma aldeia em Hunan, China. Trata-se de uma grande família de quatro gerações com até uma dúzia de pessoas. Como a antiga casa não podia mais atender às novas necessidades de vida, os três irmãos e irmãs decidiram investir juntos na construção de uma nova residência.

© Yuanxiang Chen
© Yuanxiang Chen

Na China rural, o que costumava ser chamado de lar pode facilmente se fragmentar à medida que os membros da família e as condições de vida mudam. Tal fenômeno é comum em áreas rurais. Depois que as crianças começam uma família, a família original começa a se separar e a formar novas famílias. A distância espacial entre os membros pode facilmente dividi-los. Dessa forma, o arquiteto procura organizar suas famílias multigeracionais através do espaço, com base na situação específica de sua família. Esta é uma "casa de reunião" atípica.

© Yuanxiang Chen

A residência foi planejada para o relacionamento de sangue. Há dois filhos e uma filha nesta família: o filho mais velho está na cidade natal, a filha é casada e vive em um lugar distante e o filho mais novo tem carreira própria em uma cidade também distante. Agora todos os três estabeleceram sua própria família. Três pequenas famílias independentes cresceram da família original. A edificação, neste caso, apresenta uma combinação de quatro blocos, mostrando a relação entre a família original e as novas famílias. Um grande telhado inclinado tradicional cobre três caixas quadradas simples e separadas.

© Yuanxiang Chen

O primeiro pavimento abriga os dormitórios para pais e avó, bem como uma sala de estar pública. Parte do segundo andar é o conjunto destinado à filha e parte do terceiro e o restante do segundo andar são as suítes dos filhos mais velhos. Parte do quarto andar e o restante do terceiro são as suítes do filho mais novo (arquiteto). Os dois pavimentos de cada suíte são conectados por uma pequena escada. A escadaria pública conecta as suítes dos dois filhos. A suíte da filha está no lado leste, completamente independente do espaço principal.

© Yuanxiang Chen
© Yuanxiang Chen

Na China rural, o filho mais velho muitas vezes assume mais responsabilidade pela pensão dos pais. Portanto, sua suíte está muito próxima do espaço dos pais, facilitando o cuidado dos mesmos. O filho mais novo mora em outra cidade e sua suíte está no andar superior. Gerações diferentes têm necessidades de vida diferentes: os pais e as avós continuam o estilo de vida tradicional do campo e as crianças se acostumaram com o estilo de vida moderno.

Corte norte-sul
© Yuanxiang Chen

Para atender à diferentes necessidades, o primeiro pavimento possui o tradicional layout rural com pátio revestido por azulejo azul decorado. Os espaços principais da mãe e avó são posicionados nos lados esquerdo e direito do salão principal e no pátio, sendo também o centro do primeiro pavimento.

© Yuanxiang Chen

Cada um dos espaços destinados às três crianças possuem entradas separadas para manter a privacidade. Entre eles, as suítes dos filhos adotam um planejamento diferenciado para atender diferentes necessidades. A suíte do filho mais novo possui um pátio ao ar livre que cruza as laterais superior e inferior.

© Yuanxiang Chen

"Lar" não é apenas um recipiente para viver. O arquiteto procurou explorar a sua essência através da construção de uma casa de acordo com a relação de sangue evocando as pessoas a refletirem sobre a relação entre arquitetura e relacionamento social.

© Yuanxiang Chen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Minha Residência / Xutan Wang" [My House / Xutan Wang] 27 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923431/minha-residencia-xutan-wang> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.