Fábrica de Café / Khmaladze Architects

Fábrica de Café / Khmaladze Architects - Imagem 2 de 33Fábrica de Café / Khmaladze Architects - Imagem 3 de 33Fábrica de Café / Khmaladze Architects - Imagem 4 de 33Fábrica de Café / Khmaladze Architects - Imagem 5 de 33Fábrica de Café / Khmaladze Architects - Mais Imagens+ 28

  • Arquiteto Responsável: Giorgi khmaladze
  • Equipe: Tinatin Sherazadishvili, Ana Khutsishvili, Maia Baghishvili - Goshadze
  • Engenharia : Capiteli, Kubikon, Casa Calda
  • Construction: Unix Development
  • Client: Meama
  • Cidade: Tiblissi
  • País: Geórgia
Mais informaçõesMenos informações
Fábrica de Café / Khmaladze Architects - Imagem 4 de 33
© Giorgi khmaladze

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em uma rodovia que liga a cidade ao aeroporto, o local é escassamente desenvolvido. Rodeado de campos e pinheiros, o projeto abriga uma área de produção de café, seus escritórios, um lugar para degustação e um espaço para pequenas exposições.

Fábrica de Café / Khmaladze Architects - Imagem 2 de 33
© Giorgi khmaladze

No interior, todos os programas são organizados em um espaço contínuo e desobstruído, com divisórias de vidro como limites entre eles. Da rodovia, o edifício é um volume dobrado de concreto homogêneo sem aberturas visíveis que definiria seus programas, na parte de trás se abre para a floresta de pinheiros. De cima, ele se mistura ao ambiente com um vasto telhado verde, onde aberturas ocasionais em formas de átrios, terraços e claraboias trazem luz natural para dentro de casa, reduzindo o impacto de uma área de construção grande visível.

Fábrica de Café / Khmaladze Architects - Imagem 5 de 33
© Giorgi khmaladze

Os arquitetos lidaram com três importantes elementos norteadores, a cidade exigiu um edifício que escapasse a aparência de fábrica regular, o cliente queria uma forte identidade visual, e, por fim, o programa que precisava conter cafeterias, escritórios e áreas públicas com degustação de café e pequenas exposições.

Fábrica de Café / Khmaladze Architects - Imagem 3 de 33
© Giorgi khmaladze
Fábrica de Café / Khmaladze Architects - Imagem 14 de 33
Axonométrica
Fábrica de Café / Khmaladze Architects - Fotografia de Interiores
© Nakanimamasakhlisi Photo Lab

Como resposta, um volume com forma de caixa se ajusta para programar componentes envolvendo-os. Ele permanece alto para caber equipamentos e diminui quando possível. Mesmo com o escritório, a concha envolve os espaços de trabalho, reunião e socialização organizados em andares suspensos em vários níveis. Os três átrios cheios de vegetação e numerosas claraboias trazem a luz do dia para os espaços abaixo. Da estrada, a massa monolítica sem aberturas visíveis é objeto de curiosidade, enquanto os espaços internos são todos orientados para o parque e para o céu por meio de dois terraços.

Fábrica de Café / Khmaladze Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Nakanimamasakhlisi Photo Lab
Fábrica de Café / Khmaladze Architects - Imagem 18 de 33
Planta - Pavimento Térreo
Fábrica de Café / Khmaladze Architects - Fotografia de Interiores, Escada
© Nakanimamasakhlisi Photo Lab

A fachada totalmente de concreto se dobra em geometria curva dupla. Sua aparência muda durante o dia, seguindo o movimento do sol e produzindo um jogo de luz e sombras. Há um grande lobby principal localizado entre os dois dos átrios verdes, enquanto plataformas multiníveis para exposições de café e lounges são colocadas ao longo das escadas e rampas que levam ao espaço de degustação e aos escritórios.

Fábrica de Café / Khmaladze Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© Nakanimamasakhlisi Photo Lab
Fábrica de Café / Khmaladze Architects - Imagem 21 de 33
Section
Fábrica de Café / Khmaladze Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Nakanimamasakhlisi Photo Lab

A estrutura de concreto com uma laje alveolar de sentido único se estende por até 16 metros para criar grandes espaços desobstruídos. Lajes de piso de aço são suspensas da laje do telhado em vários níveis com o uso de perfis metálicos. A fachada dobrada de concreto moldada in-loco, que envelhece bem, é uma parede dupla com uma camada isolante no meio. O telhado verde de 3.680 m² atua como uma barreira térmica adicional ao isolamento do telhado. O telhado destina-se a cultivar vegetação encontrada em todo o local com gramíneas e plantas selvagens, para se misturar com o contexto e exigir menos manutenção.

Fábrica de Café / Khmaladze Architects - Imagem 12 de 33
© Giorgi khmaladze

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tiblissi, Geórgia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Fábrica de Café / Khmaladze Architects" [Coffee Production Plant / Khmaladze Architects] 28 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923241/fabrica-de-cafe-khmaladze-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.