Casa quinched / 2712 / asociados

Casa quinched / 2712 / asociados - Mais Imagens+ 15

Quinched, Chile
  • Arquitetos: 2712 / asociados; 2712 / asociados
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  70
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Amelia Ortúzar
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, CUBIERTAS NACIONALES
  • Equipe De Projeto: Diego Ortúzar, Cristián Olivi
  • Colaboradores: Vicente Navarrete
  • Arquiteto Responsável: Diego Ortúzar Fabres
  • Cidade: Quinched
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Amelia Ortúzar

Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda é simples: uma casa com dois habitantes e um espaço comum em poucos metros quadrados. O orçamento é limitado, assim como os recursos materiais e de mão de obra na região. O projeto se situa na baía de Quinched, Isla Grande de Chiloé, no sul do Chile, a 1200 km de Santiago. As igrejas de madeira e as casas sobre palafitas revestidas por cerâmicas e metal ondulado de diversas cores são parte da identidade do território.

© Amelia Ortúzar
Planta
© Amelia Ortúzar

A solução também é simples: a casa foi desenhada entendendo as lógicas construtivas e o uso de materiais locais. Desta forma, um construtor informal da região demorou três meses para construir o projeto, utilizando materiais que estavam "à mão" e construindo da mesma forma que fez durante toda sua vida.

© Amelia Ortúzar

A casa se modula a partir dos painéis de compensado de madeira de dimensões 1,22 por 2,44, suportados por uma estrutura de pilares de madeira à maneira da construção local. A estrutura se destaca do solo por meio de pilaretes que configuram um prisma de 4,88 de largura por 14,64 de comprimento e 2,44 de altura. O programa privado (dormir) é separado do público (estar) por meio de um terraço central que fica protegido entre esses dois volumes.

© Amelia Ortúzar

Tudo é coberto com um generoso telhado, com beirais de um metro para mitigar as chuvas pesadas e frequentes do local. As paredes foram revestidas com o mesmo zinco do telhado, para minimizar as infiltrações, reconhecendo a inclemência do entorno. O terraço é um espaço de "exposição intermediária" entre o duro clima exterior e o acolhedor interior. A forma, materialidade e cor entregam à casa um caráter que é, por um lado, próprio da paisagem local e, ao mesmo tempo, único em suas particularidades e beleza.

© Amelia Ortúzar
Detalhes
© Amelia Ortúzar

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa quinched / 2712 / asociados" [Casa quinched / 2712 / asociados] 29 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923179/casa-quinched-2712-asociados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.